Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Sem categoria

ELEIÇÕES 2010. Impasse na aliança com PT faz PMDB pensar em apelar para Lula

Não que seja exatamente uma novidade, algo imprevisível. Mas o fato é que a aliança entre PMDB e PT, que vai acabar se concretizando (pelo menos do ponto de vista formal – na prática são outros quinhentos), sempre esteve claro, enfrentará dificuldades regionais. Algumas bastante sérias, outras simplesmente sem solução. Fruto, claro, da rivalidade entre as duas siglas em certas províncias.

Sérgio Cabral, no Rio, uma das “vítimas” do processo interno no petismo
Sérgio Cabral, no Rio, uma das “vítimas” do processo interno no petismo

Já nem se fala do Rio Grande do Sul – que aqui, até onde se sabe, PT e PMDB são, pelo menos na conjuntura atual, inconciliáveis. Mas há problemas bastante sérios, e que podem complicar bastante o casamento, em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro e outros menos votados.

Tanto isso é verdadeiro que o PMDB já está começando a achar que a coisa só vai andar meeeesmo é se o próprio Lula se envolver diretamente nas negociações. Quem trata disso, e pode ser um bom meio de se saber mais a respeito, é o jornal O Estado de São Paulo. A reportagem específica é de Vera Rosa, com foto de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. Dê uma conferida:

 “PMDB cobra ação de Lula para aliança com PT nos Estados

No primeiro encontro dos dois principais partidos da base aliada após a eleição que renovou a cúpula petista, dirigentes do PMDB cobraram do PT a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para acertar os palanques nos Estados. A principal queixa foi em relação a Minas, segundo maior colégio eleitoral do País, onde a corrente majoritária do PT rachou e tem dois pré-candidatos à sucessão do governador Aécio Neves (PSDB) desafiando o ministro das Comunicações, Hélio Costa, postulante do PMDB.

O outro nó difícil de desamarrar para a parceria sair do papel está no Rio. Lá, o governador Sérgio Cabral (PMDB) exige apoio à sua reeleição para entrar na campanha de Dilma ao Palácio do Planalto, mas fatia considerável do PT quer no páreo o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. Há percalços também para a montagem de chapas em mais cinco Estados: Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul, Paraná e Ceará.

“A partir de agora vamos fazer política 24 horas por dia para resolver esses impasses”, afirmou o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, que venceu a disputa interna no primeiro turno, com 58% dos votos. Na lista dos casos considerados “perdidos” para a aliança estão Estados importantes, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo