CongressoJornalismoSupremo

JORNALISMO. Comissão deve, enfim, votar parecer sobre emenda que repõe diploma. Tendência é de aprovação

Depois de dois adiamentos, ao que tudo indica os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados devem votar, nesta quarta-feira, o parecer do petista pernambucano Maurício Rands, favorável à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a obrigatoriedade do diploma de curso superior em jornalismo, para o exercício da profissão.

O autor da PEC, o santa-mariense (e jornalista) Paulo Pimenta, do PT, se mostra confiante na aprovação – inclusive um levantamento feito pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O material distribuído por sua assessoria alinha também outras razões para esse otimismo. Confira, a seguir:

Comissão de Constituição e Justiça vota PEC dos Jornalistas nesta quarta (11)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retoma, na sessão desta quarta-feira (11), a análise e dá início à votação sobre a PEC dos Jornalistas, de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Pela proposta, que já recebeu parecer favorável do relator deputado Maurício Rands (PT-PE), fica restabelecida a exigência da formação em curso superior de jornalismo para exercício desta atividade profissional. A reunião será transmitida ao vivo pela página da Câmara dos Deputados, a partir das 10h.

Na sessão da semana passada, houve uma tentativa de evitar que a PEC entrasse em debate, quando o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) apresentou requerimento pedindo a retirada do tema da pauta. O pedido foi rejeitado por 29 votos contra 10, o que segundo Pimenta, demonstrou uma tendência à aprovação da PEC dos Jornalistas na Comissão.

De acordo com levantamento do site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), dos 122 membros titulares e suplentes da CCJ, 64 são favoráveis à PEC, 46 não se pronunciaram ainda sobre o tema, e 2 são declaradamente contrários à proposição: os deputados José Aleluia e Zenaldo Coutinho (PSDB-PA).

Para ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC dos Jornalistas precisa obter voto favorável de metade mais um dos membros da Comissão, do quórum mínimo exigido que é de 31 integrantes. Em análise na CCJ, está a admissibilidade do texto, ou seja, será verificada se a Proposta fere algum princípio constitucional. Aprovada na CCJ, uma Comissão Especial será criada com a finalidade de dar celeridade à tramitação da PEC, até a chegada da Proposta para votação em plenário.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo