MemóriaPartidos

PERDEU O TINO. Fernando Henrique agora deu para comparar Lula a regime militar

Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo (que, faz tempo, aposentou suas idéias) e o professor (bastante respeitado), que enfrentou com coragem o regime militar, morreu. Mas isso não é novidade para alguém com um mínimo de bestunto – afinal, suas idéias, ao longo de oito anos de governo, com a popularidade (?) que todos já sabem, refutavam em tudo o militante e (sobretudo) pensador anterior.

Hoje, FHC é apenas uma vestal que nem o PSDB quer levar para o palanque eleitoral, com o medo do vexame. No momento, FHC é apenas um palestrante, entre muitos, de qualidade. Na política e, especialmente, nos processos eleitorais, ele é, desculpa, irrelevante. Além de notoriamente ciumento do sucesso internacional (o interno deixa pra lá) de seu sucessor e que, por sinal, o apoiou em determinados momentos do regime militar.

Que coisa: será que FHC, para além do ciúme, ficou gagá do bestunto?
Que coisa: será que FHC, para além do ciúme, ficou gagá do bestunto?

E agora, veja só, FH perdeu de vez o tino. Chega a ser risível, senão perigoso, seu empenho em fazer crer que Luiz Inácio Lula da Silva tem semelhanças com os governos militares. Ficou gagá, com todo o respeito, o ex-presidente. E não falo do homem, mas do cérebro.

Quer saber mais dessa coisa? Leia a nota (informativa) de Josias de Souza, jornalista da Folha de São Paulo. A foto é de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir:

FHC compara Lula a militares: ‘Autoritarismo popular’

Todo primeiro domingo do mês Fernando Henrique Cardoso leva um artigo às páginas de vários jornais do país. Dá preferência a temas que tangenciam a pauta nacional. Só de raro em raro aborda a conjuntura interna.

No texto deste domingo (1º), o ex-presidente tucano fugiu à praxe. Dedicou-se exclusivamente ao Brasil. Endereçou a Lula ataques inclementes. As mais duras críticas desde que passara a faixa presidencial ao sucessor, em 2003. 

FHC abre o artigo com uma pergunta: “Para onde vamos?” Nos sete parágrafos que se seguem ele responde: o país caminha para o autoritarismo. O antecessor de Lula enxerga “por trás do que podem parecer gestos isolados e nem tão graves assim, o DNA do autoritarismo popular”.

Um autoritarismo que “vai minando o espírito da democracia constitucional”, que “supõe regras, informação, participação, representação e deliberação consciente”. “Na contramão disso tudo”, FHC escreveu, “vamos regressando a formas políticas do tempo do autoritarismo militar”.

 Uma época em que “os projetos de impacto (alguns dos quais viraram esqueletos, quer dizer obras que deixaram penduradas no…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER A ÍNTEGRA DO ARTIGO DE FHC, PUBLICADA EM ZERO HORA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados e/ou comentados por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. apenas uma frase ” estou com ciume ciume de você . . .
    este é o psdb de yeda fhc e o bom aquele que só fala fala do mal feito e depois abre fora outra frase ” nem bem feito nem mal feito nada feito”

  2. Para os que acharem besteira o que escrevi eu digo que ultimamente o FHC só pode ser tratado com deboche,não há outro jeito infelizmente ele não se dá o respeito, para quem já governou o Brasil a gente esperava bom senso!

  3. Uma outra possibilidade no Caso do Lula ditador seria o Tubias abandonar o alinhamento com o PMDB gaúcho e pular para o lado do Temer e pedir a cassação de Farret e Pozzobom assim salvando o Dr. Scirmer, mas duvido muito.

  4. Vamos lá FHC, vamos imaginar o Lula ditador, com seria?
    Fecharia o Congresso,a revista veja,deportava o Diogo Mainardi,prendia o Alexandre Garcia, proibia a Fátima Bernardes e o Boner de fazerem caras e bocas ao falar nele,o Lazier ia se exilar no Uruguai,o Santini seria um desaparecido político, obrigava o Dunga a dar uma vaga de titular para o Dentinho na copa de 2010,Fechava as universidades ligadas a gente da direita,jogava o DEM,PMDB do RS, PSDB na clandestinidade, obrigava o PSOL e PSTU a entrarem de volta no PT,proibiria congressos dos ruralistas,cassaria o mandato do Dr.Schirmer como aconteceu com o Paulo Lauda e por consequencia assumiria o Dr. Farret que como Adelmo Genro também lecionou no Maneco, alguns dias depois Farret também seria cassado por dedo duro de companheiros do próprio PP, e na Camara de vereadores o Maciel seria cassado, seguido do Maneco, e outros.
    Eu por consequencia teria que ajudar alguns familiares a fugir para o Uruguai e pediria a eles para levarem junto o Paniz e outros que embora sendo de posição diferente são bons amigos que eu tenho.(heheheheheh…só o FHC mesmo!)

  5. é eu venho a teeempos perguntando porque o PSDB naõ falava do FHC e nem o lançavam a candidato a presidente já que os mesmos o elogiavam tanto( deve ser porque fizeram a comparaçaõ entre os dois governos) e aí o Claudemir, nos passa a informação parabéns.

  6. È o que faz a vaidade!!o FHC queria muito ser o Ministro de Relações Exteriores lembram?? do governo COLLOR.
    A vaidade desse senhor é algo bestunto e chega as raias da loucura!
    Como um torneiro mecânico, sem formação superior, abre mais faculdades, Institutos e universidades? como um semi analfabeto consegue conter a inflação e fazer da crise internacional uma “marolinha”? Como um pessoa sem cultura investe recursos em projetos culturais? como um sujeito que foi sindicalista sabe conversar com os movimentos sociais, se nem estudou sociologia? como um nordestino brasileiro cria bolsas familia e faz esse conjunto de brasileiros entrarem na economia, no consumo?
    Esse FHC deve estar se perguntando isso e outras coisas.Mas o mais importante de tudo isso, como esse “cara” Lula tem apoio de muita gente? até daquela atriz infeliz que disse que tinha medo se o Lula ganhasse a eleição?
    As vezes fico tão indignado me dá vontade de falar mais, mas sei que fica envadonho ler tudo isso..Desculpem mas é um desabafo, apenas isso.
    este mural também serve para desabafos, sem agredir ninguém é claro, não é Claudemir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo