Eleições 2010Partidos

ELEIÇÕES 2010 (2). Cresce número dos que querem Ciro com Dilma. Mas, e o PMDB?

Ciro e Dilma, com Lula, no Rio São Francisco, em outubro passado. Há quem imagine os três juntos um ano depois

Palpite claudemiriano: o candidato a vice-presidente da República na chapa a ser liderada pela petista Dilma Rousseff sairá dos quadros do PMDB. Mas, é bom reafirmar: trata de mero palpite, escorado no óbvio fato de serem os peemedebistas detentores da maior porção do espaço disponível para proselitismo eleitoral eletrônico.

Dito isto, é fato também que cresce o número de petistas que imagina ser possível atrair Ciro Gomes, do PSB, para ser o vice. Mas, e quais as conseqüências para isso, na hipótese (improvável?) de aceitação? E que outras questões estariam envolvidas? Nem que seja para saber a resposta a essas duas perguntas, vale a pena ler a reportagem publicada nesta segunda-feira, pelo jornal Folha de São Paulo. O texto é de Malu Delgado, com foto de Ricardo Stuckert, da SCS/Pr. A seguir:

Aliança PT-PMDB esbarra no fator Ciro

A consolidação da aliança do PT com o PMDB na sucessão presidencial de 2010 esbarra não apenas nos complicados arranjos regionais de poder. O suspense em torno de uma possível candidatura de Ciro Gomes (PSB) à Presidência divide alas do PT.

Parte expressiva do partido ainda não digere a provável indicação do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), à Vice-Presidência na chapa liderada pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e, paralelamente, os petistas não creem na disposição de Ciro em se lançar candidato ao governo de São Paulo.

Ciro candidato a presidente ou a vice de Dilma são os cenários que perseguem as mentes petistas. “Existe, sim, um movimento dentro do PT para puxar o Ciro para a [vaga de] vice”, afirma um dirigente petista.

“O Ciro quer ser candidato à Presidência. Ele acha que tem espaço para isso. O PSB não está discutindo a vice”, avisa o senador Renato Casagrande (ES), secretário nacional do PSB.

Os movimentos recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do pré-candidato Ciro Gomes no jogo sucessório – que causaram polêmica nas últimas semanas – não podem ser entendidos como acaso, tampouco deslize, dizem dirigentes petistas. Lula, ao afirmar que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo