Câmara de VereadoresPrefeitura

FLASH. UAC quer retirada do projeto da Taxa de Luz e vai pedir isso a Schirmer

Terminou agora há pouco a reunião da Executiva da União das Associações Comunitárias, que reúne mais de uma centena de entidades ligadas aos bairros e vilas da cidade. O assunto era um só: a Contribuição para a Iluminação Pública, objeto de projeto em discussão na Câmara de Vereadores.

Segundo me informa o coordenador geral, Adelar Vargas dos Santos, a UAC, que se reúne com o prefeito Cezar Schirmer nesta terça, no final da tarde, vai solicitar a retirada da proposta, a fim de que seja melhor discutida com as associações comunitárias. Na reunião, inclusive, será apresentada a nova direção da entidade. E, antes mesmo desse encontro, vai solicitar a presença, na União, do secretário de Finanças, Antonio Carlos Lemos, para obter dele maiores explicações sobre a CIP.

Segundo Adelar, a UAC quer estudar melhor o projeto: “queremos apresentar sugestões, e ver  realmente o  que  pode melhorar  para  o cidadão. Precisamos  ver  a  questão do Fundo  Municipal – que  seja  administrado  por um  Conselho  Gestor  de   entidades  da  comunidade  santa-mariense”. Além disso, a idéia da UAC é que  as  pessoas carentes sejam  isentas da contribuição.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Continuo afirmando meu ponto de vista sobre este assunto: “Sou TOTALMENTE contrário a CIP”, pois entendo ser uma contribuição Inconstitucional!

  2. vou me meter e apresentar uma sugestão para o Adelar e demais representantes da UAC, e gostaria que fosse levada a sério. O dinheiro arrecadado deverá ir para duas contas judiciais, sendo uma para garantir o pagameto da iluminação pública, fato que criou a CIP, e outra conta onde um percentual do arrecadado será depositado para as melhorias na iluminaçao da cidade.
    Espero que essa reunião não seja mais uma daquela em que o Prefeito ouve e diz que tomará providencias e depois morre na praia.
    Com relação ao Secretário Antonio Lemos acho que não adianta chamá-lo pois ele não vai comparecer. O correto é ir na Secretaria de Finanças e sentar lá até ele atender.
    Tomara que a imprensa compareça para cobrir a reunião e registrar tudo.

  3. Mais que sensata a deliberação da reunião da UAC. Se não ouve tempo para formar na população representada uma posição definitiva sobre o projeto da CIP, solicitar a retirada do projeto para maior discussão é a opção mais coerente com a representação social.
    No entanto, sugiro que o ponto sobre a exigência da criação de um “conselho gestor” com a participação de entidades da comunidade não seja levado adiante. Não por não acreditar nesta forma de participação, que serve para vários casos como no transporte, na saúde e outros, mas que neste caso específico da iluminação pública não se faz necessário.
    O que deve ser exigido, como de fato, acredito que o projeto já contemple, é a criação do fundo para a iluminação pública formado com 100% da arrecadação da CIP e com utilização única no sistema de iluminação pública da cidade. Se este fundo for criado nestas condições, a fiscalização sobre o orçamento da prefeitura realizada pela Câmara de Vereadores é suficiente para garantir a eficiência na utilização dos recursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo