Economia

FOI O NOEL. Doutos, em clima natalino, já imaginam o melhor dos Brasis para 2010

Com o perdão pela brincadeira, mas não há outro jeito: de repente, não mais que de repente, após passarem o ano inteiro com sinistrose, os doutos do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central, que produz o boletim semanal Focus, ficaram otimistas e projetam um grande 2010, com crescimento do Produto Interno Bruto superior a 5%.

Eles são mesmo engraçadinhos, cá entre nós. Provavelmente, logo que o carnaval passar, recomeçarão com suas habitualmente pessimistas previsões. Com todo o respeito, mas esses caras são demaaaais. Ah, sobre as últimas do ano que termina, e projeção para o próximo, acompanhe reportagem publicada na versão online da Folha de São Paulo. O texto é de Lorena Rodrigues. A seguir:

Mercado aumenta previsão de crescimento em 2010 para 5,08%

O mercado financeiro aumentou a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro para 2010 de 5% para 5,08%, de acordo com a pesquisa Focus feita no dia 24 e divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. A previsão para o PIB deste ano melhorou levemente, passando de queda de 0,23% para redução de 0,22%.

O mercado vinha prevendo PIB negativo durante todo este ano até o início de outubro, quando pela primeira vez projetou crescimento positivo da economia em 2009 –na ocasião, de 0,01%. Os economistas chegaram a prever crescimento de 0,21%, mas voltaram a apostar no encolhimento da economia após os números da semana passada.

Os economistas voltaram a prever PIB negativo há duas semanas passada, após o IBGE divulgar que o crescimento do PIB no terceiro trimestre foi de 1,3%, e, em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 1,2%. O governo atribuiu o valor abaixo do esperado – o ministro Guido Mantega (Fazenda) projetava…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo