JornalismoJudiciárioMídia

PIMENTA E COLÍRIO. Contra “censura” todos são. Já pelo direito de resposta…

É muito engraçada, para alguns, a mídia grandona (e a nem tanto e até a que se acha e todas as outras) brasileira. Prefiro crer, no entanto, que cinismo seja o termo mais adequado. Quer saber uma das razões? Leia o que escreve o pra lá de conceituado Luis Nassif:

 “Liberdade de imprensa e direito de resposta

Não adianta. A única maneira de legitimar o conceito de liberdade de imprensa será consolidar o direito de resposta.

Mas, na fase mais escatológica do jornalismo brasileiro, com assassinatos de reputação sendo cometidos diariamente, com a manipulação grosseira do noticiário, das denúncias, com os ataques a terceiros com fins comerciais, a velha mídia permanece cega a qualquer proposta de legitimação de sua atividade.

É editorial para todo lado clamando pelo fim da suposta censura ao Estadão. Nenhum gesto no sentido de conferir aos atingidos por matérias incorretas de terem direito de resposta. Nenhuma iniciativa no sentido de criar alguma regulação interna, um Conar para analisar os pequenos e grandes crimes de imprensa e garantir o direito de reputação dos atingidos.

Lembra em muito a arrogância dos velhos fazendeiros de café, enquanto os novos tempos erodiam sua influência política.

Conseguiram se isolar da maioria da opinião pública, deixaram o Confecom (Conferência de Comunicação) aberto para acordos entre movimentos sociais e empresas de telecomunicações.”

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos produzidos e/ou comentados por Luis Nassif.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo