Congresso

PROMESSA VÃ. Totalidade dos projetos do Pré-sal será votada somente em 2010

Apesar da promessa feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do PMDB, ao pedir a Lula que retirasse o regime de urgência dos projetos que tratam do marco regulatório do petróleo a ser extraído da camada do pré-sal, o fato é que os parlamentares não vão concluir a votação neste ano.

Projetos do Pré-Sal: conclusão não será este ano, já adianta Michel Temer
Projetos do Pré-Sal: conclusão não será este ano, já adianta Michel Temer

Até agora, apenas um (e ainda assim o texto base, sem pelo menos dois destaques importantes) foi apreciado pelos deputados. E mais dois talvez sejam votados nesta semana. Mas no mínimo um ficará para 2010. E só depois, claro, irão para o Senado. Quer dizer: rapidez não será a norma, nesse caso.

Para saber mais do que ainda pode entrar na pauta desta semana (a última, a rigor, pois a próxima, antes do recesso, será dedicada à votação do Orçamento da União para o próximo ano), acompanhe material distribuído pela Agência Câmara de Notícias. O texto é de Luiz Cláudio Pinheiro, com foto de Luiz Cruvinel. A seguir:

Projetos do pré-sal dominam a pauta do Plenário

Três projetos de lei referentes à exploração do petróleo do pré-sal, todos propostos pelo Executivo, continuarão a dominar a pauta do Plenário da Câmara na próxima semana – que deve ser a última do ano para deliberações legislativas da Casa, já que a semana seguinte será a do Natal e está reservada ao Congresso Nacional para a votação do Orçamento de 2010.

O presidente Michel Temer declarou que espera votar ainda neste ano pelo menos um dos três projetos. Caberá aos líderes partidários, em reunião prevista para a terça-feira (15), decidir a ordem de votação.

Um dos projetos é o PL 5938/09, que institui o regime de partilha para os contratos de exploração das áreas ainda não licitadas do pré-sal. O texto principal já foi aprovado, mas falta votar um destaque, dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), que muda a divisão dos royalties entre as unidades da Federação, vinculando-a aos critérios usados para a distribuição dos recursos dos fundos de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE e FPM)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Câmara de Notícias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo