Artigos

Tempo de comemorar a vida – por Gilson Piber

Considero que, a cada fim de ano, devemos comemorar o fato de estarmos vivos e com a saúde satisfatória para encarar uma nova temporada. Infelizmente, alguns festejam mais o Papai Noel em detrimento do real significado e valor do nascimento de Jesus Cristo. Isto é fruto da sociedade capitalista, que só pensa no consumo e no lucro. Da mesma sociedade que despreza o ser e valoriza o ter.

Avalio que a grande oportunidade que temos é a incessante busca por sermos homens e mulheres melhores, mais justos, serenos, persistentes, fraternos e solidários. Sempre acreditei na família como a base da sociedade. É bem verdade que a família moderna é muito diferente daquela constituída no passado. Mesmo assim, os valores de honestidade e respeito ao próximo devem ser mantidos a qualquer preço. Havia um tempo em que a palavra e o fio de bigode empenhados valiam mais do que qualquer papel assinado. Mas, repito, era outra época.

Os mesmos homens e mulheres que elaboram projetos fantásticos e constroem obras gigantescas são responsáveis, também, pela devastação do planeta. É um paradoxo. Acreditar e zelar pela vida não pode ser um mero exercício de retórica humana. Deve ir além, com práticas saudáveis no cotidiano do lar, da rua, do bairro, da cidade, do estado, do país e do mundo. Cada um deve fazer a sua parte e, de preferência, benfeita. Idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças têm a missão de preservar a Terra. Muitos já vieram, viveram e partiram. O mesmo vai ocorrer conosco e os demais.

Os bons exemplos e atitudes devem ser valorizados. Eles são praticados diariamente por boa parte da população brasileira, entre ela a santa-mariense. A busca por uma Santa Maria melhor é, sim, responsabilidade de todos que habitam e vivem no Coração do Rio Grande. Temos os poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário -, as entidades  públicas e privadas, as organizações não-governamentais, os sindicatos, enfim, uma gama de representações com ideias e propostas para o município avançar social e economicamente.

O tão propalado desenvolvimento sustentável passa por cada morador fixo ou flutuante da cidade. Santa Maria deve ser vista com uma extensão da nossa casa. Quem não gosta de um lar limpo, com tudo ajeitado e bonito, mesmo que simples?  Se estamos aqui, por algum motivo, é porque temos algo a cumprir em benefício da coletividade. Sejamos conscientes da nossa tarefa e a cumpramos com perseverança, fé, esperança, amor, paz, alegria e êxito.

É tempo, sim, de comemorar a vida. Ontem, hoje, amanhã e sempre. Feliz Natal!

Gilson Piber – [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo