Artigos

Nota cinco – por Gilson Piber

Se para o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, 2009 foi “o ano da semeadura” e “ 2010 é o ano da colheita”, a busca dos primeiros frutos da sua administração passa por ações mais enérgicas, eficientes e rápidas. Na edição de sábado e domingo do jornal A Razão, dias 2 e 3 de janeiro, Schirmer falou que a população santa-mariense pode esperar surpresas positivas e deu nota seis ao seu governo no primeiro ano de gestão. Da minha parte, dou nota cinco, o que leva a um exame final nos bancos universitários, onde a média para avançar ao próximo semestre é sete. Pelo que foi feito, cinco é uma generosa nota. Nada mais do que isso, por enquanto. É um voto de respeito e confiança.

Santa Maria segue com as ruas sujas e esburacadas, a área central é um território de ninguém e a fiscalização do sossego público e de outras estrepulias citadinas sumiu do mapa, para o desespero dos contribuintes. O trânsito, com cada vez mais veículos andando pelas vias da cidade, é caótico, confuso e violento. Espero que “o prefeito do emprego e do desenvolvimento” lute efetivamente para gerar mais postos de trabalho em 2010, principalmente para os jovens. Fazer andar com mais velocidade as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é outra necessidade no município.

O prefeito Schirmer é um homem inteligente, mas precisa se livrar de algumas figuras que pouco ou nada acrescentam ao governo municipal. Ele sabe muito bem quem trabalha para valer, quem faz de conta que trabalha e quem só enrola. Para colher algo, é preciso andar, correr, saltar, voar, enfim, se mexer, estar em constante movimento.

Acredito e espero que os acordos e ajustes feitos entre Prefeitura, governos federal e estadual, hospitais e demais entidades na área da saúde tenham êxito neste ano. A comunidade santa-mariense merece um atendimento de melhor qualidade. É triste vermos as pessoas mais humildes, principalmente idosos e crianças, em filas e macas à espera de uma consulta, um exame e/ou um leito hospitalar.

O shopping popular precisa entrar em funcionamento logo, a exemplo do avanço nas obras do Centro de Eventos. O túnel da Avenida Rio Branco, pelo que vejo, finalmente vai ser inaugurado em 2010, dando melhor escoamento ao tráfego de veículos para a região norte. Até aí, projetos da administração anterior, liderada pelo prefeito Valdeci Oliveira.

Enfim, ouso dizer que a eleição de secretários-candidatos no pleito de outubro tende a facilitar a vida do prefeito Schirmer na remontagem do governo, já que oxigena a administração e reduz eventuais rusgas internas. Basta saber se todos os postulantes terão êxito nas urnas. Mas isso já é outra conversa e depende da trajetória política, do trabalho de cada um e, sobretudo, do aval dos eleitores gaúchos. É como espera o prefeito: quem semeou vai colher.

Gilson Piber – [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo