JornalismoJudiciárioMídia

O ‘CASO CASOY’. Preconceito explícito do jornalista o levará a responder na Justiça

Boris Casoy destilou preconceito em rede nacional. Agora, será processado

É verdade que a maioria da população sequer notou, cá entre nós. O tema, e o fato, ficou restrito à internet. E ainda assim a grupos bastante interessados, não necessariamente majoritários da grande rede. O que não significa, longe disso, desimportância. Mas o fato é que as declarações “a la Ricupero” de Boris Casoy, no telejornal da TV Bandeirantes (com 5%, se tanto, da audiência, o que ajuda a explicar um pouco a repercussão numericamente limitada), ofendendo preconceituosamente garis não tomou ares de evento “popular”.

Mas a coisa enfeiou para o lado dele, uma das vestais da Pátria e pela qual não nutro, muito pelo contrário, qualquer admiração. Afinal, garis podem não ter voz (e quando têm são ofendidos), mas sua representação sindical resolveu ir adiante com a história. Os detalhes você encontra em reportagem publicada na revista eletrônica especializada Consultor Jurídico, com informações do sítio Comunique-se. Acompanhe:

Sindicato deve processar apresentador Boris Casoy

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), José Moacyr Malvino Pereira, pretende entrar com uma ação contra o jornalista Boris Casoy. O apresentador do Jornal da Band, sem perceber que o microfone estava aberto, fez uma declaração infeliz sobre o trabalho dos garis. A informação é do Comunique-se.

Casoy tem sido criticado desde o dia 31 dezembro, quando ainda durante a exibição da vinheta do jornal afirmou: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros… O mais baixo da escala de trabalho”. No dia seguinte, no mesmo jornal, o apresentador pediu desculpas pela atitude. “Ontem durante o intervalo do Jornal da Band, num vazamento de áudio, eu disse uma frase infeliz, por isso quero pedir profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do Jornal da Band”, disse.

Nesta segunda-feira (4/12), o sindicato entregou na TV Bandeirantes uma carta de repúdio a Boris Casoy. “Não aceitamos as desculpas do apresentador, que foram meramente formais ao ser pego ao manifestar o que pensa e que, infelizmente, reforça o preconceito de vários setores da sociedade contra os trabalhadores garis e varredores…”

PARA LER A ÍNTEGRA E VER O VÍDEO COM A MANIFESTAÇÃO DE CASOY, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pela revista eletrônica especializada Consultor Jurídico.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo