AssembleiaEstado

ASSEMBLÉIA. Aprovado relatório da CPI da Corrupção. Mas oposição vota em separado

Plenário aprovou, com folga, a resolução. Mas a oposição mostrou sua inconformidade, e se manifestou

Entre os projetos analisados e votados pelo plenário da Assembléia Legislativa, na sessão deliberativa desta terça-feira, um teve o maior impacto político. No caso, a resolução com o Relatório Final da CPI da Corrupção, que movimentou o segundo semestre do parlamento gaúcho e que apurou denúncias envolvendo várias autoridades, inclusive a governadora Yeda Crusius.

Como era previsível, o relatório foi aprovado. Mas a oposição, PT a frente, resolveu marcar posição com um voto em separado, pedindo o indiciamento de um punhado de pessoas ligadas ao governo. Os detalhes do que aconteceu na Assembléia você encontra no material distribuído pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Berenice Pacheco, com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

Deputados aprovam projetos do Executivo e relatório final da CPI da Corrupção

…Os deputados aprovaram também, por 22 votos a favor e 19 contrários, o Projeto de Resolução 1/2010, que aprova o Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada no ano passado para apurar denúncias de fraudes financeiras e atos lesivos ao interesse público. Na tribuna, as bancadas do PT e PCdoB apresentaram voto em separado, solicitando o indiciamento de diversas autoridades do governo estadual.

Por último foi votado e aprovado por unanimidade o Requerimento 6/2010, da Mesa Diretora, indicando os nomes dos deputados Álvaro Boessio e Sandro Boka (PMDB) para integrarem, como titulares, a Comissão de Ética Parlamentar…

CPI da Corrupção

Na discussão do Relatório da CPI da Corrupção, a deputada Stela Farias (PT), que presidiu a CPI, afirmou que a Assembleia Legislativa não pode omitir-se de sua responsabilidade diante dos fatos apurados durante o trabalho da CPI, onde ficou “demonstrada a drenagem de recursos públicos para campanhas políticas e para enriquecimento de alguns”. Lamentou que “o deputado Coffy Rodrigues, que nem está mais no Parlamento gaúcho, tenha criado uma peça ficcional, que chamou de relatório, onde em pouco mais de 100 páginas, utilizou 19 parágrafos para atacar o governo Olívio Dutra e 14 parágrafos para enaltecer o trabalho da Governadora Yeda Crusiu no Detran, e apenas uma página e meia para apresentar que todos os envolvidos são inocentes”. O deputado Elvino Bohn Gass (PT) criticou que a Assembléia Legislativa não fez as investigações necessárias durante a CPI, e que isso passou uma péssima impressão para a sociedade gaúcha”. Disse também que “este é um relatório chapa branca , que não trata da necessidade de investigar o desvio do…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Investigar pra quê? GILMAR MENDES e as demais Cortes (ainda estamos no mês do carnaval, né?) já decretaram a imprescindível filmagem dos atos de corrupção. Sem eles, fica tudo no lixo mesmo. Precisamos que a “FULANA” e sua trupe sejam filmados e televisados em rede internacional. O que mais precisa acontecer? Quantos fatos maiores e piores, quantas figuras precisarão ser trocadas de cadeiras? Filmadores de plantão, por favor, filmem! Filmem! Filmem!

  2. Um indício forte de que o relatório mais confiável é o da oposição foi a suspensão das obras do Arroio Jaguari e Taquarembó. O MP suspendeu as obras por irregularidades. Fatos denunciados na CPI mas que o governo Yeda não quis que investigasse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo