Câmara de Vereadores

CÂMARA. Comissão Representativa se reúne e aprova sessões especiais

POSTADO POR Maiquel Rosauro

Na manhã de ontem, 9, aconteceu reunião da Comissão Representativa, composta pelos integrantes da Mesa Diretora e por vereadores indicados pelos líderes de bancadas. Além do presidente do Legislativo, vereador Paulo Denardin, estavam presentes os vereadores Admar Pozzobom, Cláudio Rosa, João Carlos Maciel, Jorge Ricardo, Jorge Trindade, Luiz Carlos Fort, Manoel Badke, Maria de Lourdes Castro, Marion Mortari e Werner Rempel.

Em virtude das mudanças no regimento interno, as quais foram aprovadas em dezembro de 2009, todas as proposições dos vereadores devem constar no boletim legislativo. A ideia é levar ao conhecimento do público as ações dos vereadores. Na pauta da comissão representativa desta terça-feira havia mais de 200 proposições, entre requerimentos e projetos de lei.

Foram aprovados os seguintes requerimentos:
– De autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando sessão especial no dia 18 de março, às 18h, em homenagem aos 55 anos do Corpo de Bombeiros de Santa Maria;
– De autoria do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando realização de sessão plenária fora da sede do Legislativo Municipal, no dia 4 de novembro, no auditório da FEISMA no Centro Desportivo Municipal.

Veja o que cada um disse:

João Carlos Maciel (PMDB) desejou ao presidente da Câmara que tenha parceiros leais durante a administração do poder Legislativo. “Desejo, com toda sinceridade, que tenha ao teu lado vereadores parceiros e leais”, afirmou. Maciel destacou preocupação com o mau gerenciamento dos recursos financeiros por parte da Corsan em Santa Maria. Fez a leitura de documento que será entregue ao governo do Estado, onde destaca repúdio com pouco investimento da concessionária no município. Declarou que há descaso com as demandas da população. Segundo o vereador, um dos principais problemas é o vazamento de águas nas ruas da cidade que, de acordo com Maciel, causa desconforto e prejuízo aos munícipes. O mesmo documento entregue a governadora será destinado, também, à Assembleia Legislativa e à prefeitura municipal a fim de buscar atuação conjunta das esferas governamentais.

Werner Rempel (independente) fez avaliação inicial sobre a crise na área de saúde, enfrentada pela municipalidade. Lembrou que um dos eixos centrais para eleição do prefeito Schirmer foi a afirmativa de que a saúde estava um caos. Werner Rempel declarou que tal afirmação o deixava irritado porque considerava que a questão estava sendo tratada de maneira leviana por parte do então candidato a prefeito. Werner classificou como prejudicial para o setor da saúde o desmonte que vem sendo realizado com os Programas de Saúde de Família. De acordo com ele, a redução e eliminação dos PSFs ocasionam aumenta de procura no Pronto Atendimento do Patronato. Sugeriu a conjugação de esforços coletivos com objetivo de encontrar soluções.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) falou das dificuldades enfrentadas pelo setor de saúde no município. Maria de Lourdes, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, afirmou entender que os PSFs de todas regiões devem ser resgatados a fim de desafogar o Pronto-Atendimento do Patronato. “Enquanto trabalharmos querendo colocar a culpa em partido político não chegaremos a solução nenhuma. Precisamos unir forças”, observou, acrescentando que as pessoas não aguentando serem mal atendidas.

Manoel Badke (DEM) destacou preocupação e empenho dos vereadores para solucionar as questões da saúde em Santa Maria. Badke falou a respeito da necessidade urgente de informatização da saúde. O vereador informou que a EMAI (Escola Municipal de Aprendizagem Internacional) está disponibilizando curso de formação profissional no nível básico, integrado com o EJA. Até dia 26 de fevereiro estão abertas as inscrições.

Cláudio Rosa (PMDB) afirmou que Santa Maria era referencia regional na área de saúde, mas com o passar dos anos, a saúde foi monopolizada em mãos de pequenos grupos. “Nosso governo sabe dos problemas que têm e está trabalhando para resolver”, afirmou. Destacou as ações do governo municipal, em conjunto com o governo do Estado, para retomar a qualidade do atendimento na área da saúde. “Penso que 2010 vai ser um ano positivo para população. Não tenho dúvida nenhuma que a situação vai melhorar”, observou. A respeito do pronto atendimento da Tancredo Neves, ressaltou que há necessidade de reforma do local para melhor atender a população. Cláudio Rosa classificou como pertinentes as observações do vereador Werner Rempel. Ressaltou a necessidade de revisão do plano de carreira dos profissionais de saúde. Reiterou que Santa Maria voltará a ser polo regional na área da saúde.

Admar Pozzobom (PSDB) ressaltou que o prefeito Schirmer está realizando o sonho de ser prefeito de Santa Maria, mas infelizmente assumiu a administração municipal no meio do caos. Informou que entende a dificuldade de a prefeitura atender todas as demandas, mas acredita que a administração municipal deve priorizar os pedidos dos vereadores. “Que os secretários atendam aos pedidos dos vereadores porque representamos o nosso povo”, afirmou.

Jorge Trindade (PT) destacou o aspecto democrático da Mesa Diretora da Câmara, que conta com representantes de diferentes partidos. Jorge Trindade relatou a participação em diferentes atividades no mês de janeiro, especialmente a Feira da Economia Solidária e o Fórum Social Mundial. Destacou os recursos das emendas parlamentares destinados pelo deputado federal Paulo Pimenta para Santa Maria, que superam um milhão de reais. Registrou a presença do deputado estadual Fabiano Pereira em atividade dos servidores técnico-científicos da UFSM. Jorge Trindade ratificou sua preocupação com a situação da rede de abastecimento de água na Cohab Fernando Ferrari.

João Carlos Maciel (em comunicação de liderança do PMDB) afirmou que a atual administração está buscando modernização de Santa Maria, que conte com recursos mais abrangentes em todas as áreas. Observou que com economia de recursos por parte da Câmara de Vereadores durante o ano passado, os quais foram devolvidos ao Executivo, a prefeitura vai adquirir quatro ambulâncias. João Carlos Maciel classificou como necessário o reajuste dos vencimentos de médicos para atrair mais profissionais nos concursos e seleções públicos. Afirmou que o ano de 2010 é promissor para a administração municipal.

CLIQUE AQUI e veja a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. caro lucas ja que tocaste neste assunto quero lhe responder o vereador Admar pozzobom realmente é um vereador que tem trabalhado muito por nossa cidade temos com frequencia visitado varias comunidade, disto levando o anceio de cada morador junto ao executivo,e realmente podemos respoder pelo nosso vereador i ele realmente numa solicitação deste que lhes voz fala levou e respeito nossa pocisão sobre a cip e esta decisão foi sim uma decisão partidaria mas tivemos o respeito na nossa pocisão não só do vereador mas tambem do seu irmão que é secretario de municipio e da executiva tucana então quer dizer que temos mesmo vencido sindo respeitado nossa pocisão por todos sem estress nenhum e ainda consequimos coloca o projeto que durante um ano seja analizado este mesmo projeto obrigado pelas suas colocações com certeza o vereador vai suprender muitos ainda.

  2. Ei dizem que vereador Admar Pozzobom tem sido um bom vereador e trabalhador sabe tinha uma obinião quando se elegeu dele mas hoje posso dizer este vereador até que esta se saindo muito bem principalmente ve se na pocisão sobre a cip que por respeito a um dos seus assessores levou a discursão para dentro do partido solicitação feita pelo assessor e ainda por cima respeito a pocisão do mesmo que era contra não vez como alguns outros que não deixo o seu assessor que é representante do movimento comunitario se quer se manifesta como comunitarista quero deixar meus parabens ao Pozzobom por respeita a pocisão de seu assessor parlamentar pois entende e respeita quem trabalha com ele sera que seu irmão secretario jorge faria o mesmo? acredito que o afoito sabe falorizar os seus tambem bom é só uma questão de visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo