EDUCAÇÃO. Iminente saída do secretário e as queixas do sindicato dos professores
Sobre a saída iminente do secretário de Educação Pedro Aguirre (como escrevi AQUI já na tarde de quinta-feira), recebi nesta sexta-feira material do Sindicato dos Professores Municipais, através de sua coordenação. Aliás, foi exatamente na manhã de quinta que Aguirre teve reunião com Cezar Schirmer a quem colocou o cargo à disposição. O pedido foi aceito. O prefeito apenas pediu mais alguns dias, para encontrar e definir um substituto. Quanto à correspondência do Sinprosm, confira a seguir:
“Secretário de Educação e Secretária Adjunta pedem afastamento
A situação da EDUCAÇÂO de Santa Maria está tão caótica que até o Secretário Pedro Aguirre e a Secretária Adjunta Fátima Guerra pediram afastamento do cargo na manhã de ontem (quinta).
Desde o inicio do governo Schirmer diversos pedidos foram feitos pelo SINPROSM em nome da categoria dos profissionais de educação da rede municipal para melhorar o atendimento nas escolas. Em maio de 2009 foi entregue um dossiê que em síntese apontava as principais necessidades da rede: Agente administrativo, merendeira, auxiliar de serviços gerais, educador especial, orientador educacional, professor de sala de informática, professores anos iniciais e anos finais, infra-estrutura adequada, reformas e manutenção.
Um dos pedidos históricos da categoria é a viabilização do horário de planejamento, cuja legislação vigora desde 2003. “Se a legislação que disciplina o horário de planejamento para os professores das séries iniciais e da educação infantil vigora desde setembro de 2003, é muita incompetência da atual administração municipal que ainda não disciplinou a referida matéria. Nos dois primeiros meses de governo vamos tentar resolver este problema que se arrasta há cinco anos” (Jornal Primeira Classe, Ed.139. set 08) Estas foram as palavras do Sr. Cezar Schirmer quando em campanha.. Agora o problema se arrasta há seis anos.
Também se arrasta a discussão da implantação da Lei 11.738, que deveria estar em vigor no dia 31 de janeiro de 2010, mas ainda não saiu do papel.
Em nome de estar iniciando o governo todos os pedidos foram protelados, mas já faz um ano e nada mudou.
Somos 1.800 professores, 20.000 alunos e até agora não fomos encarados como prioridade por este governo.
Esperamos que o próximo(a) secretário(a) esteja preparado para enfrentar os problemas que só vão mudar quando forem encarados e resolvidos efetivamente, pelo Prefeito Municipal.
Coordenação do SINPROSM”
estiva lendo sobre a saida do professor Pedro e to chocado com o que este governo ta fazendo com ele. O professor Pedro é um homem muito sério e merece o respeito de todos. parabéns ao SINPROSM por mostrar a cara, indicando claramente a barbaridade que é este governo ditador e incompetente. Pedro segue em frente, larga este governo, eles não lhe merecem.
E o mais importante: “QUE CUMPRA AS PROMESAS QUE FOREM ACORDADAS EM REUNIÕES”
Também espero sinceramente, que o (a) próximo (a) secretário (a) esteja devidamente PREPARADO (A) para enfrentar os imensos desafios da EDUCAÇÃO em nossa cidade, e que também saiba ESCUTAR as reinvindicações do SINPROSM!