EducaçãoPrefeitura

GOVERNO. Schirmer “judicializa” a Educação, ao nomear procuradora para o lugar de Aguirre

Pedro Aguirre fez reivindicações consideradas inaceitáveis

Haverá quem diga, com, taaalvez, boa dose de razão, que a conclusão do repórter, exposta no título deste texto, força demais a barra. Afinal, Anny Desconzi, a Procuradora do município, com muitos embates jurídicos em função do cargo, é também professora. E há 21 anos. Dá aula na escola Edy Maya Bertóia, da qual já foi diretora. É verdade. Também não se desconhece o fato de o prefeito, como a própria colega Jaqueline Silveira (na coluna APARTE, do Diário de Santa Maria) anunciou as especulações de que haveria uma solução “caseira” para substituir Pedro Aguirre, demissionário da secretaria de Educação.  Anny cabe perfeitamente nessa situação. Afinal, é “da casa” e será, afinal de contas, interina. Fica até que seja encontrado o nome permanente para a pasta.

Anny Desconzi: procuradora e agora secretária interina

Ok, ok, ok. Isso tudo é verdade. Mas não é menos verdade que se esperam confrontos entre o professorado e a prefeitura. Inclusive a partir das reivindicações que haviam sido encampadas pelo agora ex-secretário. Diz-se que Aguirre (e sua equipe) teria solicitado a contratação de pelo menos 500 profissionais para o setor. Seria como 20% do funcionalismo municipal. Não há comprovação, embora as fontes sejam as melhores possíveis. Gostaria muito de ler o tal documento apresentado pelo ex-secretário.

De todo modo, a indicação de Anny, a par das competências da Procuradora, inclusive por isso, parece ser um recado do prefeito aos educadores. Resta ver como eles reagirão. Afinal, a nomeada é uma colega. Ah, sobre a mudança, acompanhe material publicado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, de cujo arquivo são as fotos que ilustram essa nota. A seguir:

Prefeito anuncia nova titular para a secretaria de Educação

 Prefeito Cezar Schirmer designou na tarde desta quarta-feira (17) a professora da Escola Edy Maya Bertoia e Procuradora Geral do Município, Anny Desconzi, para ocupar interinamente a Secretaria Municipal de Educação, tendo como principal responsabilidade iniciar o ano letivo dentro da normalidade.
O prefeito também autorizou a nomeação de 80 novos professores, que se somarão aos 130 já contratados durante o ano de 2009, totalizando 210 professores em 14 meses de governo. “Nenhum outro prefeito, na história de Santa Maria, nomeou tantos professores em tão pouco tempo de governo”, afirma Schirmer.
O chefe do Executivo agradeceu ao professor Pedro Aguirre e a sua equipe pelo trabalho realizado durante o primeiro ano de gestão. Schirmer reafirmou o seu compromisso com a Educação, com o propósito de, gradativamente, colocar Santa Maria como uma referência nacional em educação de qualidade. O prefeito também pediu um voto de confiança de toda a comunidade escolar em relação aos esforços que o governo vem fazendo para qualificar a área da Educação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O PMDB é o partido mais “prostituido” e “vendilhão” da face da terra,…eles são bem piores que o PT,… pelo menos os “estrelinhas vermelhas” nos escutavam,…podiam não resolver nada e tb não fazerem nada (como sempre agiram), agora, os peemedebistas (e seus amigos do PP) estão fazendo muito PIOR!

  2. Também acreditei (e fiz campanha) para este governo que está aí,…olha, se ARREPENDIMENTO matasse,…eu já tava MORTO a muito tempo, rsrs,…mas como dizia aquele velho sábio: “Aprendemos com nossos erros”,…ainda bem!>@Angelica

  3. Angélica, me perdoe mas acho que tuas notas estão muito altas, seria importante conversar com os outros avaliadores (ou ler o sítio do Claudemir todos os dias) e chegarás a médias bem mais baixas.@Angelica

  4. Fui uma pessoa que fiz Campanha para o atual governo. Se arrependimento matasse !!!!!!. Olha que sempre me falaram, não confie no PMDB. O que me supreende é a falta de coragem dos outros partidos, principalmente do “PP” em relação ao atual governo. Fico envergonhado de ver Prof. Aguirre, Dr. Farret e Eng. Rasquin, fazerem parte desse governo. Se o Governo Schirmer fosse um Escola de Samba, seria a UNIDOS DO TUBIAS.
    Comissão de Frente (Prefeito e Vice) – 6,50
    Alegorias (Balonismos, Eventos e PROJOVEM) – 7,0
    Samba-Enredo (Fazer mais com menos ou MAL FEITO !!!) – 8,0
    Mestre Sala e Porta Bandeira (Haroldo e Any Desconzi) – 6,5
    Evolução (Governo Parado) – 3,0
    Bateria (Oposição na Câmara) – 4,0
    Harmonia (Partidos da Coligação) – 5,0
    Bobo da Corte (Dr. Farret) – 5,0
    Dono da Escola – Renato Nicoloso – 5,0
    Com essas notas, o GOVERNO seria rebaixado.
    Tudo é carnaval mesmo.
    Angelica Medeiros

  5. Falar o que nesta hora fico triste de ver o professor Aguirre se queimando neste governo o governo Schirmer vai o pior de todos que passaram em Santa Maria,,pode crer.abraços

  6. Não sei não, mas acho que além de queimar o Pedro Aguirre a dra também sai “chamuscada”. Será que não é um jeito de queimar os dois?
    Quem fez concurso nas áreas de merendeira, agente administrativo e serviços gerais para escola fique atento. Como terceirizar se existe um cadastro de reserva do concurso de 2008?

  7. Jean, esta tal de “lista de 80 novos Professores” prá mim é “conversa fiada”, acho que estão “enrolando o SINPROSM” (mais uma vez),…o que, a vier se confirmar este fato, será LAMENTÁVEL E aquela tal “lista” de aprovados no último Concurso em 2008? Eles não tinham “prometido” para a partir do dia 1°, eaí, onde está? Prefeitura, POR FAVOR, deixe de ENROLAR os Professores e o SINPROSM! href=”#comment-3650″>@Jean Carlo

  8. Prá mim fizeram a cova do Aguirre. Se ele pedia professores, e a não contratação foi um dos motivos da saída dele, porque o prefeito após anunciar a Bacharel Any como Secretária anunciou também a chamada de 80 professores? Será que queimaram o Aguirre em praça pública? Acho que ainda falta muito para haver paz na Educação, pois os diretores de escolas exigem a contratação de merendeiras, equipe de limpeza e administrativo. Lembrem que o concurso para estas áreas esta em vigor, foi realizado com vagas criadas para este fim e específico da EDUCAÇÃO, e não podem ser terceirizados, até porque o TCE não deverá aceitar caráter de emergência se existe banco de concursados para o mesmo fim. Será que a Bacharel encontrará um saída judicial para isso??????? Vamos esperar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo