Congresso

NA CÂMARA. Com o “início do ano”, enfim talvez seja votado o restante dos projetos do Pré-Sal

Será que agora vai? Não sei. Exceto que, como se previa, não se votaria absolutamente nada na Câmara dos Deputados antes do carnaval, embora o reinício dos trabalhos legislativos tenha se dado duas semanas antes. Agora? Pode ser. Afinal, a folia já acabou e até os ossos foram “enterrados           “.

Relator Antonio Palocci: recursos do pré-sal, majoritariamente da União. Certo ou errado?

Então, toca a apreciar o que ficou pra trás. Inclusive (ou principalmente) os últimos projetos que tratam do marco regulatório da exploração do petróleo na camada pré-sal. O rolo, como se sabe, é a distribuição dos royalties entre os estados produtores, não produtores e a União. Mais detalhes, disso e dos demais projetos em análise pelos parlamentares, você encontra em reportagem distribuída pela Agência Câmara de Notícias. O texto é de Marcello Larcher, com foto de Luiz Xavier. A seguir:

Pauta da semana inclui fundo social do pré-sal, cartórios e Lei Pelé

Na última semana de fevereiro, a Câmara retoma a votação dos projetos do pré-sal, com o objetivo de cumprir o prazo estabelecido por governo e oposição de votar as três propostas restantes até 10 de março. O primeiro projeto a entrar em votação será o PL 5940/09, que cria o fundo social com recursos do pré-sal para financiar programas de combate à pobreza, de enfrentamento das mudanças climáticas e de desenvolvimento da educação, cultura, saúde pública, ciência e tecnologia.

O substitutivo apresentado pelo relator, deputado Antonio Palocci (PT-SP), direciona para o fundo os recursos da União vindos de royalties e de participação especial relativos aos blocos do pré-sal licitados até 31 de dezembro de 2009. Cerca de 28% da área do pré-sal já foi licitada seguindo as regras vigentes antes da descoberta do pré-sal. Esse repasse viabiliza o funcionamento do fundo em menos tempo, pois os resultados dos contratos futuros do pré-sal devem demorar.

Na última votação em Plenário, a oposição reclamou que a ordem de apreciação dos projetos foi alterada. Os oposicionistas queriam primeiro concluir a votação do Projeto de Lei 5938/09, que define o regime de exploração e partilha de royalties entre os estados. Nessa proposta, falta votar apenas uma emenda que distribui os royalties entre os estados sem privilegiar os locais produtores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Câmara de Notícias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo