Eleições 2010MídiaPesquisa

NÃO É INCRÍVEL?!. A mídia grandona, que arrota “imparcialidade”, ignorou pesquisa Band/Vox Populi. Por quê?

Na Folha,o destaque foi para Chavez. Ah, e Dilma no Superpop, da Rede TV

Vamos combinar que aqui na terrinha não é exatamente diferente. É até bastante freqüente um jornal da comuna ignorar o que o outro publica, por não ses promoção sua, e vice-versa. Com flagrante prejuízo ao leitor que dizem representar de forma “imparcial”. Santa Maria (em todos os veículos, rádio inclusive) é pródiga em exemplos desse tipo de “jornalismo” – e já nos referimos a fatos específicos aqui no sítio.

Dito isto, o problema se dá em escala maior quando o desrespeito à sociedade leva uns e outros a simplesmente ignorarem a principal informação política do final de semana. Vale para a mídia grandona, como O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e igualmente para a que se acha, como Zero Hora, aqui na província. Nenhum dos três veículos citados, pelo menos até domingo (e o fato ocorreu na sexta) deu uma mísera linha acerca da pesquisa Vox Populi/Band, que apontou um crescimento da candidatura de Dilma Rousseff e um decréscimo da de José Serra. E olha que, reparando bem, até havia alguns pontos que a “imparcialidade” dos veículos poderia ser “demonstrada”.

Já no Estadão, o importante mesmo era o crescimento da economia ianque

Foi uma exata amostra, um exemplo completo e acabado (com o perdão da redundância) da hipocrisia da mídia, que promete uma coisa e, com absoluta desfaçatez, entrega outra. Para concluir, e a propósito do mesmo assunto, só digo que faço minhas as palavras escritas pelo experiente e independente jornalista Luis Nassif. Dê uma conferida:

Estadão e Folha não deram Vox Populi

É uma bobagem monumental dos jornalões. Todos seus leitores bem informados sabem da pesquisa. E sabem mais do que os jornais, que não deram. Era uma pesquisa Vox Populi bancada pela Rede Bandeirantes.

Sonegar a informação significa apenas desrespeito ao seu próprio leitor. Antes o mote era “se a mídia não deu, ninguém sabe o que aconteceu”.

Agora, o mote é “todo mundo sabe que a mídia não deu”.

Se os jornalões conferem tal poder de influência às pesquisas e se são parte interessada nesse jogo – como demonstra a própria sonegação da pesquisa contrária aos seus interesses – como acreditar na isenção de suas próprias pesquisas?

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo jornalista Luis Nassif.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A notícia é a seguinte e está na mídia grandona hoje: CNT/Sensus – Serra 33,2% Dilma 27,8%.
    Quem fez chacota da pesquisa da Vox Populi, engula essa, enquanto aguarda o Ibope e o Data Folha.

  2. Qual é mesmo a notícia? Ah, o crescimento de intenções de voto à DILMA e o descréscimo de SERRA! Sim, pois sobre a parcialidade – para um ou para outro lado – dos meios de comunicação não se presta nem pra “notícia” ou tampouco pra “novidade”. Independência? Nem no tempo de PEDRO I. Autonomia? Nem no tempo de DEODORO! Quem sabe nos EUA ou na VENEZUELA?

  3. A atitude dos jornalões, como diz o Luis Nassif, mostra que a campanha presidencial realmente começa assumir os seus contornos.
    Quanto ao seu comentário, “Antes o mote era “se a mídia não deu, ninguém sabe o que aconteceu”, digo que já tinha ouvido algo parecido mas mais incisivo e dizia o seguinte: “se a mídia não deu, não aconteceu!”. Velhos tempos que não voltam mais. Felizmente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo