Pesquisa

DATAFOLHA. A resposta parece óbvia, mas, enfim, por que Lula é tão popular?

Foi divulgada no final de semana mais uma pesquisa do instituto Datafolha, pelo jornal Folha de São Paulo (aliás, controlada pelo mesmo grupo que detém o instituto que fez o levantamento). Afora aferir a intenção de voto para Presidente da República, o trabalho mais uma vez investigou a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula, feliz, ao lado do vice, José Alencar, no anúncio do PAC 2. É fácil explicar a popularidade

O resultado não surpreende mais ninguém: o cara tem quase a unanimidade a favor. Por quê? A resposta parece óbvia, mas ainda assim há quem fique buscando explicações. Talvez, e pelo menos é o que pensa este repórter, o melhor texto, mais didático a respeito, tenha sido o escrito e publicado pelo respeitado jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Época. Que é o que reproduzo a seguir, com foto de Ricardo Stuckert, da SCS/Pr. Confira:

A popularidade recorde de Lula

Desconfie sempre que alguém se mostrar espantado com a popularidade recorde de Lula, que subiu mais um ponto agora, no DataFolha, e atingiu 76% de ótimo e bom. Por que Lula é tão popular?, pergunta-se, como se fosse tão difícil responder.

Está embutida, nessa questão, uma dúvida sobre a capacidade de julgamento de quem  aprova a gestão do governo.  Fica no ar a sugestão de que tudo não passa de marketing. Com ares conspiratórios, amigos do governador José Serra sugerem que muita coisa não passa de obra da Franklin Press, que seria uma rede informal de jornalistas que divulga as idéias e análises do Ministro Franklin Martins.

Bobagem. O país nunca viveu sob um regime de liberdades públicas tão amplo e tão intenso. Temos uma mídia de postura exemplar pela capacidade investigativa e pelo espírito crítico – e que não pode ser acusada, em nenhum momento, de dar folga a este governo.  Pelo contrário. O curioso é que o…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos escritos e/ou comentados por Paulo Moreira Leite, da revista Época.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Continuo no aguardo das respostas das minhas perguntas. Eh complicado, conheço a figura, já foi tudo, inclusive TUCANO, pessoas esquecem rápido a sua história.Como diz certo senhor, será sempre a comcubina, não serve para casar, por mais que se esforçe, e use branco. Sem apelação meu caro, suas criticas não tem credibilidade. Ah uma pergunta, vai para o Partido Verde? risos

  2. “O troll digital está sempre pronto para desestabilizar o debate. Seu único objetivo é confundir e impedir que uma discussão flua naturalmente, utilizando argumentos com baixa credibilidade e, ao final, apelando para a verborragia e ofensa.”
    Nessa eu não caio, conheço bem a fera malufista.

  3. Olá meus camaradas, ao longo dos anos acreditei no Sr. Luiz Inácio. Naquele tempo diziam a boca pequena que o Lulla, era cria do Golbery de triste memória, achavamos isso impossível, acreditamos nele, e deu no deu. Votei nele várias vezes, por tanto, também sou responsável por ajudar engordar politicamente esse Cara, rsrsrs. Mas rasgou tudo aquilo que tinha como princípio para se eleger, hoje anda abraçado com canalhas tipo, Collor, Sarney,Renan e outros, esse eh o cara. Essa Senhora a dona Dilma, eh tudo que sobrou das liderenças Petistas. Pergunto ao seu Rogerio Ferraz, por que não Dirceu, Palloci, Genuino de candidato a Presidente? Por favor respondam a minha pergunta sem evasivas. Dona dilma eh mãe do PAC fajuto, e filha do Mensalão. Soh eh candidata porque não sobrou ninguem sem suspeitas, que de cara limpa encarasse um candidatura, soh ela, e o Sr LULLA que nada sabe e nada viu, esse eh o Cara. risos

  4. Como é duro para alguns aceitar que alguém pobre, do Nordeste, sem um dedo na mão possa ser o melhor presidente da história do Brasil. Isso fere a sensibilidade de algumas pessoas. Para esses pobre tinha é de morrer de fome e não ser presidente do Brasil.

  5. A quais revistas o Saúl se refere? A Veja? O jornal deve ser a Zero Hora? Ou a Folha de São Paulo? Pois um presidente dizer sandices que são absorvidas pelo seu povo já seria mérito, imaginem quando o mundo pára e ouve. Olha, prefiro um presidente que leve seu isopor cheio da qualquer coisa para a praia e tenha praticamente todas as nações do mundo lhe ouvindo e, segundo os números, melhorando todos os índices sociais e econômicos do país do que um sociólogo, teoricamente sóbrio e as políticas do seu partido que afundaram o Brasil. Mas, parabéns ao Aguinaldo e ao Saúl, pelo jeito são um oásis de inteligência neste imenso mar de burrice que aprova LULA.
    Em tempo, não vai aparecer ninguém criticando o bolsa família?

  6. Olá boa tarde, meu caro Fredy, obrigado pelo complexo de vira lata. Acho complicado, lembra quando Você e seus camaradas aderiram ao PSDB junto com Prof Tabajara pois o governo Federal era o FHC, se tem vira lata com certeza não sou. Esse Sr Saúl eh aquele que combateu a ditadura dentro da UFSM, aquele que acreditou no Sr Luiz Inácio, mas foi traido por ele e toda a clã como trabalhador. Um Abraço Saúl Ilhana. ET. Ah, estava esquecendo nem Serra, nem Dilma.

  7. Parece que que o sr. aguinaldo, com surto agudo de paranóia, e o sr. Saúl, com o complexo de vira-latas, estão entre aqueles 4% que reprovam o governo Lula. Provavelmente votem no Zé Alagão.
    Mas não adianta, agora é Dilma.

  8. Olá bom dia. Disse alguem: – Quem escolhe os nossos governante não são as pessoas que leem revistas e jornais, mas aqueles que fazem um uso “menos nobre” dos mesmos, risos. Não credito que seja tudo isso. Penso que a tal popularidade do Sr. Luiz Inácio se deve as fanfarronadas, pelo isopor cheio de não sei oque na praia, pelas idiotices e sandices que tem dito durante o seu mandato.Infelizmente vivemos no Terceiro Mundo, onde piadinha de mau gosto dita pelo Primeiro Mandatário da Nação dá Ibope.

  9. quá-quá-quá, claudemir.
    pelo jeito o paulo leite tem certeza que “O país nunca viveu sob um regime de liberdades públicas tão amplo e tão intenso.”
    eu, que sou mesmo um paranóico, acho que o que vivemos é apenas o verniz de uma ditadura brutal que se engendra, mas fazer o quê, pelo jeito a maioria gosta. paciência.
    abraços meu caro.
    aguinaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo