Eleições 2010

ELEIÇÕES 2010. Lula vai chamar Ciro de lado, para uma conversa. Tudo por Dilma

Se depender da vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a eleição que escolherá seu sucessor terá apenas dois candidatos competitivos, ou em condições de vencer. E mais: o nome que ele escolheu (e o PT chancelou) deve, preferencialmente (sempre reproduzindo o desejo presidencial) ser o de Dilma Rousseff.

O cara quer os dois juntos. E vai trabalhar para que Ciro entre no jogo

É nesse sentido, de buscar a polarização a qualquer custo com o tucano José Serra – de vez que a Marina Silva, do PV, caberá, são os prognósticos, a condição de coadjuvante de luxo -, que Lula vai ao encontro de Ciro Gomes, do PSB. O que dirá e o que oferecerá? Sobre isso, quem escreve é o repórter especial da Folha de São Paulo, Kennedy Alencar. A foto (de arquivo) é de Ricardo Stuckert, da SCS/Pr. Confira:

Lula e Ciro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dito em conversas reservadas que trabalhará arduamente para tentar obter uma vitória em primeiro turno da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto.

Na avaliação do presidente, uma conquista na primeira etapa da eleição, dia 3 de outubro, equivaleria a um troféu político: julgamento inquestionável do sucesso de seus dois mandatos presidenciais. Obviamente, no discurso oficial, será dito que a eleição tem dois turnos, que importa mais vencer, que não há preocupação em levar na primeira fase. Seria um erro estabelecer um compromisso público tão audacioso. Se não concretizada, a eventual vitória perderia peso.

Para tentar transformar o sonho em realidade, Lula se empenhará nas próximas semana em articulações para dissuadir Ciro Gomes, deputado federal do PSB do Ceará. O presidente já disse que não tem o direito de pedir a ninguém que desista de ser candidato. Ele próprio perdeu três eleições presidenciais até ganhar uma. Mas Lula dirá a Ciro o que pensa.

Voltará a defender a candidatura dele a governador de São Paulo. Se Ciro recusar o projeto paulista, prometerá lugar de destaque na campanha de Dilma. E a pré-candidata está pronta para fazer gestos públicos de apreço, deixando claro que Ciro teria um posto importante no primeiro escalão do eventual novo governo petista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outros artigos publicados pelo repórter especial Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo, na seção “Pensata”, da versão online do jornal.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo