EconomiaSanta Maria

INFLAÇÃO. Preços acumulam alta de 0,94% nos dois primeiros meses do ano em Santa Maria

O Laboratório de Práticas Econômicas da Unifra, como ANTECIPEI ontem à tarde, está divulgando o Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria relativo a fevereiro. Conforme o levantamento realizado, no trabalho que tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira, a inflação do mês passado, na cidade, foi de 0,47%. No acumulado dos dois primeiros meses de 2010, os preços se elevaram 0,94%.

O ICVSM também aponta que, nos últimos 12 meses, a inflação na boca do monte já alcança os 6,78%. Se computados apenas os dados relativos a fevereiro, sobressaem, por seu peso específico, como maiores responsáveis pelo índice geral, os itens que integram os grupos de Alimentação e Educação. Mas houve pelo menos dois grupos que apresentaram deflação: os itens de Vestuário e Despesas Pessoais. Também tiveram aumentos, no mês passado, os grupos de Habitação, Artigos para Residência, Transporte, Saúde e Cuidados Pessoais e Comunicação.

O Índice do Custo de Vida em Santa Maria, que começou a ser medido a praticamente quatro anos (o boletim divulgado agora é o de número 46) é medido a partir do acompanhamento mensal da evolução dos preços de mais de 3 mil itens, distribuídos por nove grupos distintos.

ARTIGO – na edição de março do Boletim do ICVSM, é preciso destacar também um artigo bastante interessante de conjuntura. E até de projeção. Trata-se do texto de análise com o título “A economia e as eleições”. Confira um trecho:

“…Só a Justiça Eleitoral, que é cega, não percebeu que a campanha eleitoral já começou faz tempo. Não passa um dia sequer sem que os principais postulantes à cadeira presidencial sejam notícia inaugurando obras ou simplesmente expondo sua plataforma eleitoral. No caso do governo, “nunca houve na história deste país” um presidente tão empenhado em eleger o seu sucessor (a) quanto Lula. Praticamente todo o governo trabalha só para isso. Diante do equilíbrio dos principais candidatos nas últimas pesquisas eleitorais, tudo indica que estamos caminhando para uma eleição plebiscitária, que irá julgar quem fez o melhor

governo: FHC ou Lula?

Esse tipo de discussão constitui-se em sofisma, ou seja, em argumento falso com propósito de induzir ao erro. No próximo governo, nem José Serra repetirá FHC, nem Dilma Rousseff será um Lula de saias. No futuro, os cenários serão outros, como…

PARA LER A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO CUSTO DE VIDA, INCLUSIVE DO ARTIGO, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo