PELOS FACTÓIDES. Quem inaugura mais obras nessa época, Serra ou Lula/Dilma?
A inauguração de obras, mesmo que seja uma maquete, como aconteceu outro dia, cumpre pelo menos dois objetivos, aos que postulam um cargo eletivo dentro de poucos meses. De um lado, informam ao cidadão que determinado sujeito (ou sujeita) é um operador eficaz do Executivo. De outro, garantem mídia, se o cargo pretendido é importante.
Assim, pelos costumes nativos, nada mais natural que presenciar esse verdadeiro festival de solenidades anunciando o que seja a ser construído ou já por funcionar. Vale para os Estados (Yeda, afinal, esteve na região e em Santa Maria nesta terça, como foi ao noroeste no último final de semana e irá, certamente, a outros locais, mais adiante). E vale, sobretudo, na disputa presidencial. E, dentre os que mais podem, quem está exercitando mais esse esporte político nacional?
A diferença é pequena, entre um lado e outro. Mas quem conta mais, inclusive com a contabilidade, é o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Acompanhe:
“Serra bate Lula e Dilma na gincana de inaugurações
José Serra, o quase-presidenciável do PSDB, promoveu neste ano eleitoral de 2010 mais inaugurações do que Lula e Dilma Rousseff, a candidata do PT.
Considerando-se todo o pacote administrativo-eleitoral (inaugurações, lançamentos de projetos, visitas a indústriais e vistorias em obras), Serra foi a 32 eventos desde 1º de janeiro – um a cada dois dias. No mesmo período, Lula e Dilma deram as caras em 27 atividades do gênero – uma a cada dois dias e meio. Somando-se a entrega de um hospital estadual, no Rio, à qual compareceu sozinha, Dilma vai a 28.
Computando-se apenas as inaugurações, Serra conserva a dianteira. Compareceu a 27 cerimônias. Lula e Dilma foram a 21. Incluindo-se o hospital carioca, Dilma soma 22. Embora prevaleça nos números, Serra perde no tamanho da vitrine. O governador desfila sua quase-candidatura em São Paulo. Lula leva a candidatura de Dilma para passear em diferentes Estados…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
VALE CONFERIR, TAMBÉM, A REPORTAGEM “Lula e Serra fazem um evento a cada 2 dias em busca de dividendos eleitorais”, de Luciana Nunes Leal, n’O Estado de São Paulo.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, outras notas e artigos publicados pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.