Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaEducação

BOA IDÉIA. Cartuns, um meio de ajudar o programa de educação fiscal

O ótimo Elias Monteiro, com alunos e professores. Só podia dar gol

A iniciativa, cá entre nós, é muito legal. Levar para professores e estudantes a arte de Elias Monteiro e, ao mesmo tempo, promover a educação fiscal. Só podia dar boa coisa, como você pode verificar no material distribuído pela assessoria de imprensa do Programa, com texto e foto de Andressa Alves de Oliveira. A seguir:

“Na manhã dessa quarta-feira (07), no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria professores e alunos das escolas de Santa Maria e da AM Centro, como Silveira Martins, tiveram um encontro com o cartunista Elias Ramires Monteiro. O motivo foi a Oficina de Charge e Cartum oferecida pelo Programa Municipal de Educação Fiscal e que faz parte das atividades da Exposição Educação Fiscal na Linha da Cidadania.

Nesse primeiro contato com os professores e estudantes artistas, Elias apresentou maneiras de como trabalhar Charge e Cartum com base no tema “Educação Fiscal”. Segundo ele, a palavra cidadania pode facilitar a construção do desenho humorístico desses jovens e professores. “Antes de fazer rir, a Charge e o Cartum deve fazer o receptor pensar e refletir sobre o tema que se pretende transmitir”. Afirmou Elias.

Elias esclareceu que o desenho deve “falar” sem o auxílio de texto e que o primeiro passo para a construção desses trabalhos é que os alunos sintam-se capazes de produzir Charge e Cartum. Durante a conversa o cartunista deu dicas importantes para a construção dos desenhos, que já apresentaram os primeiros traços feitos pelos alunos.

Estudantes e professores começaram a produzir os trabalhos que serão expostos na Feira do Livro. Os alunos da EMEF Rejane Garcia Gervini, Vitória Oliveira, 13 anos e Thierry Rodrigues Rocha, 13, produzem os desenhos em conjunto. A construção do desenho humorístico começa com um deles e o outro finaliza o trabalho. Segundo Ana Cecília Gonçalvez, professora de português da escola, Vitória e Thierry sempre se destacaram em sala de aula quando o assunto é desenhar. Ela afirma que os dois têm um entendimento muito bom, um com o outro, e que produzem ótimos trabalhos de ilustração.

A professora de Educação Artística da EMEF Padre Nóbrega, Alcy Rejane Horvath Berger, declarou que os alunos não sentiram dificuldade em trabalhar o tema Educação Fiscal através de desenhos. “Como a escola vem trabalhando com esse tema há algum tempo através de outras atividades do PMEF, os alunos encontraram na charge e cartum, uma nova maneira de trabalhar esse tema.

Durante o encontro, Elias acompanhou a produção dos desenhos feitos pelos alunos e professores. Além disso, declarou que é fundamental que o receptor compreenda a mensagem do cartum ou charge através da ilustração que deve ser clara e direta. O cartunista afirma que tudo é permitido desde que o leitor receba a mensagem de forma correta, nesse caso, Educação Fiscal (Cidadania).

“Parece que os alunos e professores começaram o processo muito bem, com desenhos claros, concisos e com a idéia humorística própria da charge e do cartum. Agora a questão é a arte de finalizar, pois os trabalhos já estão bem encaminhados”. Avaliou Elias. Ele deixou como dica para os alunos e professores que procurem desenhar o que gostam, pois a partir disso fica fácil inserir qualquer tema na ilustração. “Não existe tema árido que resista o desenhar com vontade”. Finalizou Elias.

As atividades da Exposição “Educação Fiscal na Linha da Cidadania” continuam, nos próximos dias 10 e 17 de abril o Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria realizará uma Oficina Pedagógica com as escolas vinculadas ao PMEF a partir das 8h30min no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Obrigado Claudemir. Logo, eternamente, estarei na querência saudosa, para abraçar os amigos. Abraços prósperos. Mauro Ribas.

  2. Alô Claudemir. Sou santamariense que vive em Joinville, SC. Passei por Florianópolis em 10 anos. Atuei na RBS TV Santa Maria como repórter e apresentador. Trabalhei com Carlos Eduardo Pavani, Sérgio Assis Brasil e Pedro Freire Júnior. Sou amigo desde a infância do Elias “LISO” Monteiro. Além de amigos, erámos vizinhos. Fui ator do grupo Presença. Atualmente sou apresentador de tv em Joinville. Um grande abraço a todos de Santa Maria e em especial a você e ao Elias. Mauro Renan Fogaça Ribas (NOTA DO SÍTIO – o editor sente-se honrado com o leitor da boca do monte hoje distante, apenas fisicamente, do pago. E o recado ao Elias será dado, com certeza)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo