EconomiaSanta Maria

ECONOMIA. Você sabia que Santa Maria produz 40 toneladas anuais de mel? E que poderia ser até mais?

É impressionante a nossa (de Santa Maria, bem entendido) incapacidade de coletar, oferecer e debater os dados disponíveis sobre a economia da cidade. É, sim, uma confissão claudemiriana – mas bem que poderia ser acompanhada do meã-culpa, também, dos ditos estudiosos.

Se sabe pouco (e só o que interessa aos que estão no meio) sobre números e estatísticas de setores específicos da nossa economia – todos integrantes do chamado mercado mais visível. E quase nada, para não dizer nada, de áreas importantes, porém algo marginais no processo econômico. É o caso, muito provavelmente, da apicultura. Você sabia que a cidade produz 40 toneladas anuais de mel? Eu, não. Nem sei se isso é muito ou pouco, no contexto, mas certamente é relevante.

Por conta disso, acho que vale a pena ler a reportagem de Fabiane Machado, da InoxIdeias (parceira deste sítio), acerca da Apismar, suas atividades e, sobretudo, o tal mercado apícola (será que é assim que se diz?). Acompanhe o texto da colega, que é também responsável pelas fotos. A seguir:

Santa Maria tem produção anual de 40 toneladas de mel, mas há demanda para mais

Silvio Lengler: produção poderia ser maior. E há mercado para o produto

A Associação dos Apicultores de Santa Maria (Apismar) conta com 70 associados e acompanha toda a produção local de mel. A média anual de produção é de 40 toneladas de mel, mas o mercado absorveria ainda mais, garante o presidente da Apismar, Sílvio Lengler.

O presidente da Associação, que também preside a Federação Apícola do RS, explica que a produção local poderia ser maior, e que há mercado para isto. “Os mercados e pontos de vendas locais trabalham com no máximo duas marcas”, destaca. Em Santa Maria, o mel de produtores da Apismar, que é embalado pela Associação, já está em alguns mercados, padarias e em feiras da cidade, mas a intenção é atingir mais pontos de vendas. A Associação ainda pretende se expandir junto ao mercado externo e está filiada à Cooperativa dos Apicultores do Pampa (Cooapampa) de São Gabriel.

A Cooperativa pretende ampliar a produção regional do mel e vai auxiliar os produtores a expandirem suas ações, atingindo o mercado internacional, antes inacessível para os pequenos apicultores. O presidente da Cooapampa, Aldo Machado, explica que, anualmente, o Rio Grande do Sul exporta 4 mil toneladas de mel, mas há mercado externo para muito mais. “Já temos confirmada a parceria com uma cidade da Alemanha, que pretende adquirir 20 mil toneladas do produto por ano”, antecipa. Além da Apismar, a Cooapampa deve atingir mais de 100 associações espalhadas pelo Estado. Para viabilizar a Cooperativa estão sendo captados recursos junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado.

Entreposto do Mel amplia vendas de apicultores da região central

As vendas do mel produzido pelos apicultores que fazem parte da Apismar cresceram a partir de agosto de 2007, quando Santa Maria passou a contar com o Entreposto de Mel, que garante a certificação federal dos produtos e possibilita vendas para todo o País. No local, que funciona junto à sede da Associação, é feita a coleta da amostra do mel, que vai para análise na UFSM, no Departamento de Tecnologia de Alimentos. Se aprovado para consumo, o produto recebe o rótulo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Apesar de existir amplo mercado para o produto, a Associação não tem conhecimento da existência de apicultores santa-marienses trabalhando somente com a produção do mel. Conforme Lengler, isto tem a ver com a necessidade de dedicação exclusiva. “Para se manter com a produção do mel, é preciso ter mais de 500 colméias e não sobra tempo para investir em outras áreas”, conclui.

Apismar qualifica produtores e mantém o SOS Abelhas

A Associação dos Apicultores de Santa Maria presta assistência técnica, econômica e social aos seus associados, intermediando as vendas e dando consultoria. Os produtores ainda participam de cursos de qualificação, como o Curso de Qualificação da Empresa Rural, promovido pelo Sebrae, recentemente.

Mel é devidamente analisado, conforme as normas adequadas, e embalado pela Apismar

Na sede da Associação, localizada na rua Tuiuti, no Viaduto do Parque Itaimbé, são comercializados mel e derivados, como pólen e própolis. Quem visitar o local ainda pode conhecer o Memorial Bruno Schirmer, segundo maior museu apícola do Brasil, que conta, através de fotos e equipamentos, a história da produção do mel em Santa Maria e região. No local, ainda funcionam uma videoteca e biblioteca, com materiais sobre produção de mel, e o Entreposto.

Conforme o gerente do Entreposto, José Luis Mortari Dutra, além de coletar a amostra de 250 g que vai para a análise na UFSM, também são retirados 250 g para a contraprova, que fica guardada no acervo da Apismar, por três anos, para garantia da qualidade do mel analisado. A Apismar ainda tem a responsabilidade de enviar relatórios mensais para a Delegacia Federal da Agricultura em Porto Alegre, com os números de análises e procedência do mel inspecionado. São analisadas uma média de 110 amostras por ano.

A Associação tem representado Santa Maria em eventos mundiais e organiza atividades relacionadas à temática apicultura. Para este ano, já se prepara para o 15º Seminário Estadual de Apicultura, que será realizado de 5 a 7 de agosto, no Centro de Eventos da UFSM.  Em três edições do Seminário, o mel de produtores associados a Apismar foi premiado como o melhor do Estado..

Para se manter, a Associação conta com a renda obtida com a venda do mel em sua sede e em feiras, além da anuidade paga pelos associados. A Prefeitura é uma das parceiras da Apismar e cede o local da sede, no Parque Itaimbé. Deve ser assinado, em breve, um termo de compromisso com a Prefeitura, para a destinação de materiais, como caixas e cera laminada, para colocação de caixas-iscas em toda a cidade e controle de enxames.

SOS Abelhas-  A Apismar mantém, desde o início deste ano, o SOS Abelhas, através da parceria com a Brigada Militar. A população liga para o telefone 190 e avisa da existência do enxame. A Brigada Militar aciona o apicultor, que mora ou trabalha mais próximo, para retirar as abelhas do local.

Contatos com a Apismar:

Atendimentos: quarta-feira, o dia todo, sexta-feira à tarde e sábados de manhã

Endereço: Rua Tuiuti, Viaduto do Parque Itaimbé

Telefone para contato: (55) 3226-1113”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo