CulturaSanta Maria

FEIRA DO LIVRO (2). Obra de ficção de Candinho e ensaios sobre história, os lançamentos da Câmara

A Lei do Livro é uma das boas iniciativas da Câmara de Vereadores. Salvo engano claudemiriano, a idéia foi do então presidente do Legislativo, Julio Brenner (se não for, o autor que se apresente, pois merece o elogio). Anualmente, uma ou mais obras são lançadas sob o patricínio do parlamente – que assim oferece uma importante contribuição à cultura da cidade.

Neste ano, foram duas as obras selecionadas por uma comissão nomeada para esse fim. E ambas são bastante interessantes e que, creio, terão a devida aceitação. Uma delas é do escritor Antonio Candido Ribeiro, o Candinho (e que é o patrono da Feira). Trata-se de uma obra de ficção. Outra é uma coletânea de artigos que tratam da História de Santa Maria, e foi organizada pelos professores Beatriz Teixeira Webber e José Iran Ribeiro.

Mais detalhes sobre essa promoção da Câmara de Vereadores, que lançará os dois livros na próxima semana, na Feira, você encontra no material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. O texto é de Milena Jaenisch. A seguir:

Lançamento das obras selecionadas pelo projeto Lei do Livro

Evento ocorrerá na segunda-feira (3), às 17h30min, na Praça Saldanha Marinho, dentro da programação da Feira do Livro

Os livros A face oculta da lua (Inércia), de Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, e Nova história de Santa Maria: contribuições recentes, de Beatriz Teixeira Webber e José Iran Ribeiro, serão lançados na próxima segunda-feira (03), às 17h30min, na Feira do Livro de Santa Maria.

As duas obras são editadas pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, e foram selecionadas por meio do projeto Lei do Livro, que existe desde 2004 e tem o objetivo de publicar, anualmente, no mínimo, um livro com enfoque nos temas regionais ligados à cultura santa-mariense, nos gêneros poesia, crônica, romance ou história.

Em sua obra, Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, que também é o patrono da Feira do Livro de 2010, aborda as mudanças no cenário político nacional do século 19 até a Segunda Guerra Mundial. O livro ficcional mescla personagens fictícios e reais, entre eles, o poeta santa-mariense Felipe d’Oliveira, e também retrata as classes operária e ferroviária em seu enredo.

Já Nova história de Santa Maria: contribuições recentes é uma coletânea de 20 artigos que possuem temáticas variadas inseridas do período pré-colonial até a década de 1950, como a organização da igreja católica, o crescimento urbano, a imprensa e o governo de Getúlio Vargas. Ao todo, são 24 autores, entre professores universitários e pesquisadores.

A tiragem de cada livro é de mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas e instituições de Santa Maria. Os direitos autorais serão concedidos ao Poder Legislativo.

Lei do Livro 2010 – Na mesma ocasião, será aberto o edital da Lei do Livro 2010. Em sua quinta edição, o concurso promovido pelo legislativo santa-mariense começará a receber inscrições de obras para serem editadas gratuitamente pela Câmara. Os interessados poderão ser inscrever de 3 de maio a 2 de junho. As obras participantes do concurso podem ser nos gêneros poesia, crônica, romance e história, e devem ter  enfoque regional e ligado à cultura de Santa Maria”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo