AssembleiaEleições 2010Partidos

FORROBODÓ. Se Pozzobom decidir-se pela Assembléia, PMDB terá candidato a federal. Saiba quem

Como é sabido dos leitores do sítio, Jorge Pozzobom é o grande enigma deste momento, nos bastidores que decidirão os candidatos a deputado estadual e/ou federal tendo Santa Maria como base. Ele, de acordo com nota que publiquei ontem, ainda não se decidiu. Mas deixou claro que a retirada de José Farret da disputa para a deputação estadual é um fator que pode mudar o quadro. E, ainda que de forma bastante sutil, deu a entender que a definição de seu substituto para a secretaria de Relações Institucionais também é algo a ser avaliado, na hora em da formalização de uma candidatura: se à Câmara dos Deputados ou à Assembléia Legislativa. (Se desejar mais detalhes, clique AQUI)

João Carlos Maciel, nome do PMDB para hipotética candidatura a federal

Diante desse quadro de indefinição, parece evidente que o PMDB não gostou nadinha da história de o tucano, eventualmente, buscar outro rumo, que não aquele inicialmente tratado. A posição do partido, que me foi repassada ontem por seu presidente, Robson Zinn, me pareceu bastante clara: “Se o Jorge (Pozzobom) não for candidato a deputado federal, nós apresentaremos um nome”. Zinn não chegou exatamente a confirmar, mas a este repórter ficou evidente que o escolhido para a empreitada de fazer uma dobradinha com Tubias Calil (que concorre ao parlamento gaúcho) é o vereador João Carlos Maciel.

E agora? O presidente do PMDB não usou a palavra. Aliás, ficou bem longe dela. Mas a este repórter não sobra qualquer dúvida: a posição dos peemedebistas é uma ameaça. Entendem os líderes ter havido um acordo pelo qual Pozzobom concorreria a federal, mesmo que do PSDB, e teria apoio do PMDB. Como ele estaria mudando de idéia, o partido do prefeito Cezar Schirmer estaria se sentindo “traído” e, portanto, com o direito de apresentar outro nome.

Pooois é. Faz sentido. Mas, e retomo conversa tida em ocasiões anteriores com Pozzobom, talvez ele esteja também se sentindo “traído”. Por quê? Bueno, os fatos foram, penso, bem expostos na nota de ontem. Mas isso, repito, é dedução claudemiriana – e não afirmação do líder tucano.

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: a candidatura de João Carlos Maciel é, a rigor, a única possível para o PMDB. E ela pode ser forte, eleitoralmente. Mas é bastante diferente (e não apenas pelo cargo que seria pretendido) da de Sandra Rebelato, a provável substituta de José Farret, na disputa à Assembléia Legislativa. São evidentes os desgastes do vereador com o prefeito (a não ser que as constantes reclamações de Maciel na Câmara sejam apenas jogo de cena – no que o repórter descrê). Além de ainda haver resquícios da denúncia que é movida pelo Ministério Público, por improbidade.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Schirmer tratou Pozzobon e Farret com um abissal desdem e colocou seu afilhado Tubias nos holofotes da midia. Uma traicao barbara com um politico com a historia que tem o doutor farret. Ele nao merecia passar por isso no final da sua carreira politica. Ele foi ” apunhalado” pelas costas e ‘e por isso que o farret vai desistir de concorrer a deputado.

  2. Pozzobom somente terá alguma chance de se eleger se for candidato à Assembléia. A sua votação na eleição passada, pode ser creditada à onda Yeda. Lembremos que o então candidato a Deputado Cezar Schirmer surfou na onde Rigotto e teve uma votação vergonhosa em Santa Maria. O candidato Tubias dependerá muito do apoio do Poder Executivo Municipal para ter alguma chance. As chances de João Carlos Maciel são mínimas, não vejo como o candidato pode alcançar uma votação próxima a 80 mil votos, já que é um desconhecido no estado. Se trabalhasse em uma Rádio Farroupilha, talvez. Ovídio somente teria uma chance na disputa pelo legislativo estadual, se Zambiasi entrasse na disputa, ou seja, entraria pela Legenda. Enquanto isso o PT tem grandes chances de eleger os seus 3 candidatos. Valdeci tende a fazer uma votação histórica, dificilmente baixará de 40 mil votos em Santa Maria, se consolidando como um candidato fortíssimo à prefeitura em 2012. Paulo Pimenta é um dos candidatos com maior destaque na mídia, se apresenta como um grande conquistador de obras e tende a fazer uma votação que, dificilmente, será menor que 100 mil votos. Já Fabiano corre por fora, hoje, não estaria eleito, mas sua candidatura apresenta grande potencial de crescimento. Quanto ao Farret a sua candidatura teria dois problemas a questão financeira e o fato de o PP de Santa Maria se isolar do partido na Região Central, se olharem a votação do atual vice prefeito nas últimas eleições, verificarão que a sua votação se deu basicamente em Santa Maria. Da forma que as coisas estão acontecendo, o PP está deixando de ser uma legenda protagonista em Santa Maria para ser uma sublegenda. Esse espaço tende a ser ocupado pelo PSDB, julgo que Jorge Pozzobom perdeu uma grande possibilidade de consolidar isso, quando não concorreu à Prefeitura de Santa Maria em 2008. Se isso tivesse ocorrido hoje a sua eleição à Câmara dos deputados estaria, praticamente, garantida.

  3. Bueno não entendo nada de politica, mas eh complicado certas parcerias politicas. Cada politico tem a torre que mereçe segundo alguem disse num comentário abaixo. Aqui o Prefeito tem além daqueles que não sabem perder (e torcem para que tudo de errado) a sua Torre de Babel. Em são Paulo o Serra tem a TORRE DA BEBEL(APEOESP) atirando pedra na Geni, digo, estourando o rosto de uma Policial Militar. Nem Serra,nem Dilma e nem Marina.

  4. Essa possível candidatura do “nobre” vereador é o mesmo que atravessar o atlântico em um barco com um furinho no casco.

  5. Política é política, como diria um grande sábio.
    Sinceramente, torço que o meu amigo Pozzobom vá a estadual. Motivo? Haja Festival de Balonismo…Aliás, pelo que se sabe, o queridinho do prefeito já anda perdendo o sono com esta possibilidade. Pela primeira vez entendo o slogam de campanha: Bem feito!
    Afinal, quem traiu quem? O Schirmer usar dinheiro público e todo aparato da prefeitura em prol de um secretário apenas não é trair os outros? Por exemplo, no caso de Farret, o discurso externo está muito bonito, mas quem não sabe o real motivo de ele não concorrer? O que fizeram com Pozzobom? Tchê, queira ou não, o cara foi um dos carros chefe da eleição e depois o prefeito o coloca em segundo ou terceiro plano. É a Torre de Babel da prefeitura que, para o bem de Santa Maria, rezo que cheguem juntos pelo menos até o fim do mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo