Congresso

NO SENADO. Sabe o projeto dos “royalties” do Pré-Sal? Votação deve ficar mesmo para depois de outubro

Jucá: a idéia, claramente, é não mexer no vespeiro antes do resultado das urnas

O líder do governo do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, já deu a LINHA: nada de votação do Pré-Sal antes das eleições. É. Pode ser. No entanto, o conjunto de quatro projetos que tratam do marco regulatório da exploração do petróleo e que vieram da Câmara dos Deputados, computavam, no final do prazo para tanto, nada menos que 80 emendas. E, em tese, estão prontos para ser discutidos nas várias comissões do Senado.

Não há dúvida que a principal questão a ser tratada é exatamente aquela que mobilizou corações, mentes e bolsos, na Câmara dos Deputados: a que trata dos “royalties” a ser recebidos pelos Estados e Municípios, produtores ou não do “ouro negro”. E que tende a monopolizar as atenções também dos senadores.

Para saber mais sobre como está a tramitação dos projetos na chamada “câmara alta”, acompanhe reportagem produzida pela Agência Senado. A foto é de Márcia Kalume. A seguir:

Projetos do pré-sal recebem 80 emendas no Senado

Os quatro projetos enviados ao Congresso Nacional pelo governo para criar um marco regulatório para exploração do petróleo da camada pré-sal receberam, no Senado Federal, 80 emendas, ao todo. Foi o que informou… o senador Mão Santa (PSC-PI), que presidia a sessão plenária.

Encerrou-se nesta quarta-feira o prazo para apresentação de emendas aos projetos junto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que centralizou o recebimento das propostas de alteração. O projeto que recebeu mais sugestões de modificação foi o polêmico Projeto de Lei da Câmara 16/10, que institui novas regras para distribuição dos royalties do petróleo e cria o regime de partilha para exploração dos recursos do pré-sal. A matéria é alvo de 54 emendas.

O projeto tem provocado intensos debates não só no Congresso, mas em todo o país, porque o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, acrescido da chamada “Emenda Ibsen”, determina que os…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE aqui.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira AQUI, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Senado.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo