Economia

PARA CIMA. Doutos prevêem aumento, já, para taxa de juros. E inflação também sobe

Vai que os caras tenham razão! Sei lá. Mas que insistem, não há dúvida. O fato é que os doutos, já faz três meses pelo menos, prognosticam aumento de juros e de inflação, ao longo de 2010. O humor dos caras não melhora nunca – supostamente escorado pelo que observam na economia e informam ao Banco Central, que o reproduz no boletim semanal “Focus”.

Pois, agora, além de apostar em juros ainda mais altos (do que os previstos semana passada) no final do ano, até acreditam que a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que começa a se reunir nesta terça-feira, já ampliem em meio por cento a taxa básica.

Pooois é. Para saber mais detalhes desta e de outras previsões dos doutos do mercado financeiro, acompanhe material produzido pela Agência Brasil. O texto é de Kelly Oliveira. A seguir:

Analistas apostam em alta dos juros na próxima reunião do Copom

Brasília – Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam elevação de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que começa amanhã (hoje, 27) e termina na quarta-feira. Atualmente a Selic está em 8,75% ao ano. As informações constam do boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pelo BC.
Para o final deste ano, a estimativa para a Selic subiu de 11,50% para 11,75% ao ano. Ao fim de 2011, a expectativa é de 11,25% ao ano, a mesma projeção anterior.

O Copom eleva a Selic quando considera que a economia está muito aquecida e com expectativa de aumentar a inflação. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o escolhido pelo governo para acompanhar a meta de inflação.

Na projeção dos analistas, o IPCA deve ficar em 5,41% neste ano, contra 5,32% previstos no boletim anterior. Essa é a 14ª elevação seguida da estimativa. Para 2011, foi mantida a expectativa de 4,80%. As estimativas para o índice estão, portanto, acima do centro da meta de inflação.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo