ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Eleições 2012. Por enquanto, Schirmer é a única e solitária certeza

Dentro de exatamente um ano, nessa mesma data, os 200 mil (mais? menos?) eleitores de Santa Maria já terão sido notificados dos nomes disponíveis para concorrer a prefeito e às 21 vagas da Câmara de Vereadores. Tirando aquele seu vizinho que você sequer suspeitava, os atuais edis e uma ou duas dezenas adicionais, que estão toda hora cavando espaço na mídia ou nas redes sociais da internet, o fato é que há ainda muita indefinição.

Para prefeito, então, só há uma certeza: Cezar Schirmer concorre à reeleição. Aliás, duas, o dentista Moacir Alves insiste em colocar-se como pré-candidato do DEM, seja ao posto principal ou ao vice. Mas, respeitosamente, ninguém (exceto ele,talvez) acredita nisso.

De maneira que o processo está, creia, bastante atrasado. Nessa mesma época, há quatro anos, a única dúvida real que havia era se José Farret concorreria ou não. Por que ninguém, exceto quem sabe esse incauto observador, acreditava que o tucano Jorge Pozzobom fosse concorrer – embora, tal qual Alves hoje, ele jurasse que sim. O resto do cenário estava formado, com a candidatura posta de Paulo Pimenta (PT) e também o nome da dita esquerda-esquerda, a advogada Sandra Feltrin.

E agora? Agora, nada – exceção feita ao peemedebista. E então, até quando durará essa incerteza? Que advém, basicamente, da (de noooovo?) indefinida posição de Jorge Pozzobom e do imbróglio petista, em que os dois com mais chance (é o que mostram os números de 2010) afirmam não querer e o terceiro, que gostaria, não é aceito pela dupla.

Palpite claudemiriano: o enrosco vai até março, abril de 2012. Quando poderá ser muito tarde. Para ganhar ou perder. Mas…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Isso se dá pelo fato do prefeito schirmer ter construído ao longo de seu mandato uma aproximação muito estreita com diversos setores da sociedade e que de certa forma imobilizam os demais candidados. Imobilizam, não no sentido pejorativo da palavra, mas da condição que todos estão postos. O governo schirmer trabalha a olhos vistos tanto com o governo do estado, quanto com o governo federa, esse era um dos principais discursos do pt em época de eleição, o petismo nos escalões federais e estaduais, tanto que trabalha muito bem tanto com o Pimenta, quanto o Valdeci. O Pimenta, apesar do avanço eleitoral (diga-se mérito muito do Valdeci) ainda possui uma certa restrição por parte da população, e o valdeci não concorre. O Jorge Pozzobon só vem se tiver segundo turno, caso contrário, na tese, se con concorresse com o pt e o pmdb estaria “entregando” a adiminstração para o pt, pois racha voto com o pmdb.
    O Schirmer faz um bom governo, não há de se negar, e contrói uma ampla vantagem no que diz respeito a ser um excelente articulador, assim também como conseguir unir setores antes distintos da cidade. Não há de se negar o novo momento de Santa Maria, e quem for contra isso, está indo contra a história, ou seja, ninguém quer dar um tiro no pé de Santa Maria, sendo oposição contra uma situação de união pela cidade.

  2. Franciano Rios :
    Acho que o PT gostou de perder, pois não faz oposição ao governo Schirmer, vive o maior processo de desorganização interna (na Boca do Monte, é claro) e não define um candidato.Schirmer terá a sua eleição mais fácil em 2012, não porque governou bem, mas pela bagunça que virou o PTismo local.

    Não vejo desorganização no PT não, se tu fosse dona de casa, saberia, que para primeiro organizar, precisa-se tirar as coisas dos lugares, mas como sinto, que não és.Dou uma lista de coisas fora do lugar em Santa Maria:
    Planejamento de Trânsito, trocas não são planejamento.
    Planejamento nas Escolas, algumas até já não são mais do município, bom pelo menos o terreno.
    Planejamento Legislativo, de cada 10 leis aprovados 7 são de nomes de rua.
    Planejamento na Saúde, esses dias alguém morreu por não ser socorrido a tempo
    Planejamento em segurança pública, sem comentários.
    Planejamento em obras, sem comentários.
    E sem mais, sem comentários.
    Por falar em desorganização, aonde estão as políticas
    de incentivo a projetos por parte dos futuros profissionais que a nossa UFSM oferece, e diga de passagem, colocassem a gurizada a pensar e desenvolver projetos todos ganhariam. Ao invés de aumentar a passagem de ônibus que parece que pesa só para os estudantes mesmos.
    BOM SE FICAR ME LEMBRANDO DE DESORGANIZAÇÕES VAMOS LONGE.
    Mas a crítica é válida, pequenas arestas a serem removidas, obrigado.

  3. Acho que o PT gostou de perder, pois não faz oposição ao governo Schirmer, vive o maior processo de desorganização interna (na Boca do Monte, é claro) e não define um candidato.Schirmer terá a sua eleição mais fácil em 2012, não porque governou bem, mas pela bagunça que virou o PTismo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo