COLUNA OBSERVATÓRIO. Eleições 2012. Por enquanto, Schirmer é a única e solitária certeza
Dentro de exatamente um ano, nessa mesma data, os 200 mil (mais? menos?) eleitores de Santa Maria já terão sido notificados dos nomes disponíveis para concorrer a prefeito e às 21 vagas da Câmara de Vereadores. Tirando aquele seu vizinho que você sequer suspeitava, os atuais edis e uma ou duas dezenas adicionais, que estão toda hora cavando espaço na mídia ou nas redes sociais da internet, o fato é que há ainda muita indefinição.
Para prefeito, então, só há uma certeza: Cezar Schirmer concorre à reeleição. Aliás, duas, o dentista Moacir Alves insiste em colocar-se como pré-candidato do DEM, seja ao posto principal ou ao vice. Mas, respeitosamente, ninguém (exceto ele,talvez) acredita nisso.
De maneira que o processo está, creia, bastante atrasado. Nessa mesma época, há quatro anos, a única dúvida real que havia era se José Farret concorreria ou não. Por que ninguém, exceto quem sabe esse incauto observador, acreditava que o tucano Jorge Pozzobom fosse concorrer – embora, tal qual Alves hoje, ele jurasse que sim. O resto do cenário estava formado, com a candidatura posta de Paulo Pimenta (PT) e também o nome da dita esquerda-esquerda, a advogada Sandra Feltrin.
E agora? Agora, nada – exceção feita ao peemedebista. E então, até quando durará essa incerteza? Que advém, basicamente, da (de noooovo?) indefinida posição de Jorge Pozzobom e do imbróglio petista, em que os dois com mais chance (é o que mostram os números de 2010) afirmam não querer e o terceiro, que gostaria, não é aceito pela dupla.
Palpite claudemiriano: o enrosco vai até março, abril de 2012. Quando poderá ser muito tarde. Para ganhar ou perder. Mas…
Isso se dá pelo fato do prefeito schirmer ter construído ao longo de seu mandato uma aproximação muito estreita com diversos setores da sociedade e que de certa forma imobilizam os demais candidados. Imobilizam, não no sentido pejorativo da palavra, mas da condição que todos estão postos. O governo schirmer trabalha a olhos vistos tanto com o governo do estado, quanto com o governo federa, esse era um dos principais discursos do pt em época de eleição, o petismo nos escalões federais e estaduais, tanto que trabalha muito bem tanto com o Pimenta, quanto o Valdeci. O Pimenta, apesar do avanço eleitoral (diga-se mérito muito do Valdeci) ainda possui uma certa restrição por parte da população, e o valdeci não concorre. O Jorge Pozzobon só vem se tiver segundo turno, caso contrário, na tese, se con concorresse com o pt e o pmdb estaria “entregando” a adiminstração para o pt, pois racha voto com o pmdb.
O Schirmer faz um bom governo, não há de se negar, e contrói uma ampla vantagem no que diz respeito a ser um excelente articulador, assim também como conseguir unir setores antes distintos da cidade. Não há de se negar o novo momento de Santa Maria, e quem for contra isso, está indo contra a história, ou seja, ninguém quer dar um tiro no pé de Santa Maria, sendo oposição contra uma situação de união pela cidade.
Não vejo desorganização no PT não, se tu fosse dona de casa, saberia, que para primeiro organizar, precisa-se tirar as coisas dos lugares, mas como sinto, que não és.Dou uma lista de coisas fora do lugar em Santa Maria:
Planejamento de Trânsito, trocas não são planejamento.
Planejamento nas Escolas, algumas até já não são mais do município, bom pelo menos o terreno.
Planejamento Legislativo, de cada 10 leis aprovados 7 são de nomes de rua.
Planejamento na Saúde, esses dias alguém morreu por não ser socorrido a tempo
Planejamento em segurança pública, sem comentários.
Planejamento em obras, sem comentários.
E sem mais, sem comentários.
Por falar em desorganização, aonde estão as políticas
de incentivo a projetos por parte dos futuros profissionais que a nossa UFSM oferece, e diga de passagem, colocassem a gurizada a pensar e desenvolver projetos todos ganhariam. Ao invés de aumentar a passagem de ônibus que parece que pesa só para os estudantes mesmos.
BOM SE FICAR ME LEMBRANDO DE DESORGANIZAÇÕES VAMOS LONGE.
Mas a crítica é válida, pequenas arestas a serem removidas, obrigado.
outra incerteza é se, até lá, dará tempo de terminar o tunel da Tuiuti, a canalização de todo o esgoto de SM, …
Acho que o PT gostou de perder, pois não faz oposição ao governo Schirmer, vive o maior processo de desorganização interna (na Boca do Monte, é claro) e não define um candidato.Schirmer terá a sua eleição mais fácil em 2012, não porque governou bem, mas pela bagunça que virou o PTismo local.