Arquivo

INPE. Ministro da Ciência e Tecnologia corre o risco de “saia justa” hoje na boca do monte

Está marcada para daqui a pouco, às 8 e meia, a aula inaugural da Universidade Federal de Santa Maria. Como noticiei aqui no sábado, com base em informações da assessoria de comunicação da UFSM, Sérgio Rezende estará no Anfiteatro C do Prédio 17, no Campus.

 

O ministro vai falar sobre “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional” e estará ladeado pelo presidente da FINEP, o ex-reitor da UFSM, Odilon Marcuzzo do Canto, e pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Gilberto Câmara. E é exatamente em torno do INPE que pode surgir a “saia justa” para Rezende.

 

É verdade que há um, digamos, antídoto preparado para a eventual resposta ministerial aos questionamentos que serão feitos sobre o INPE. Como informei, também no sábado, o Instituto confirma que o Programa Antártico será transferido para a cidade e também que serão instaladas, entre este ano e o próximo, quatro antenas que permitirão avanços na pesquisa científica do Centro Regional Sul do INPE.

 

Mas persiste, em alguns setores significativos da comunidade, certo desconforto com a forma como o CRS foi desidratado ao longo do tempo. E isso será colocado ao ministro, inclusive pelo “lobby” pró Estação Espacial e contra o afastamento, ano passado, do então diretor, o professor Nelson Schuch.

 

Não se sabe qual a reação ministerial. Mas dificilmente haverá alguma mudança. Se, com todo o apoio político amealhado, envolvendo o então governador gaúcho e todos os senadores, não se evitou o acontecido, por que ela se mostraria eficiente agora? Em todo caso, leia mais sobre o que receberá hoje Sérgio Rezende, na nota distribuída sexta-feira pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, e que reproduzo na íntegra. Confira:

 

“Presidente do Legislativo entrega manifesto a Ministro da Tecnologia

 

Na próxima segunda-feira, às 10h, o presidente do Legislativo, Isaías Romero, deverá entregar ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, um manifesto pela implementação do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais em Santa Maria. A entrega do documento será feita na visita do Ministro à UFSM, no prédio 15 do Campus.

 

O manifesto, que foi assinado por todos os vereadores, destaca a luta de lideranças científicas e políticas pela criação da Unidade de Pesquisa em Santa Maria. As reivindicações iniciaram em 2002. Em 2005, uma comissão especial foi criada na Câmara para acompanhar o tema. O documento que será entregue também fala de equipamentos que tiveram suas instalações suspensas e da falta de concurso público para vagas em Santa Maria.

 

A iniciativa da Câmara de elaborar o documento foi motivada pela visita do ex-reitor da UFSM, Paulo Jorge Sarkis, na última quinta-feira, durante a sessão plenária. Sarkis citou um recente relatório do cientista francês Roger-Maurice Bonnet sobre as Ciências Espaciais no Brasil, encomendado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. O cientista reconhece as qualidades do trabalho realizado pelo grupo de Santa Maria recomenda o incentivo a novos Institutos e grupos de pesquisa em Ciências Espaciais no Brasil.”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – se desejar outras informações oriundas da assessoria de comunicação da UFSM, clique aqui.

Para conferir também informações sobre a Câmara de Vereadores de Santa Maria clique aqui – torcendo para que, ao contrário do final de semana, não esteja “em manutenção”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo