Política

CÂMARA. “Ficha Limpa” abre a porteira para aumentar a participação popular

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) apresentou ano passado o projeto 4805/2009, que facilita a apresentação de propostas de lei por iniciativa popular. Se aprovado, permite que o eleitor ASSINE o projeto pela internet. Apensado ao projeto 6982/2002, da deputada Vanessa Grazziotin, do PC do B amazonense, “que cria o Estatuto para o Exercício da Democracia Participativa”, a idéia de Pimenta é uma das mais importantes e que tramitam na Câmara dos Deputados, com o objetivo de facilitar a apresentação de propostas de iniciativa da população.

O tema ficou mais, digamos, popular, após a aprovação e transformação em lei do “Ficha Limpa”, que restringe a participação de uns e outros em eleições. Hoje, de todo modo, não é assim tão fácil propor um projeto. A Constituição exige a coleta de assinaturas de 1% da população do país inteiro, distribuídas por pelo menos cinco províncias. Ah, e em cada uma delas devem estar na lista pelo menos 0,3% do eleitorado.

Definitivamente, fácil não é. Mas há, como no caso do deputado gaúcho, várias iniciativas tentando facilitar e ampliar o processo. É exatamente esse o tema da reportagem de Rodrigo Bittar, da Agência Câmara de Notícias, e que passo a reproduzir. Acompanhe:

Deputados querem facilitar apresentação de propostas de iniciativa popular

…A sanção da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) neste mês lançou novo foco sobre um instrumento de participação social previsto na Constituição Federal desde 1988, mas que, até agora, alcançou o máximo de eficácia apenas quatro vezes: o projeto de iniciativa popular. O motivo, alegam alguns deputados, é a rigidez das regras atuais para que a população apresente projetos ao Legislativo. Para alterá-las, mais de 20 propostas tramitam na Câmara.

Entre essas propostas está a PEC 2/99, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que autoriza o exercício da iniciativa popular por meio de texto subscrito por 0,5% do eleitorado nacional, por confederação sindical, entidade de classe ou por associação que represente esse numero.

“A Câmara é muito resistente ao exercício direto da democracia”, definiu Erundina. “Muitos deputados encaram a democracia direta como uma ameaça ao fato de os parlamentares representarem os eleitores. É…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo