ELEIÇÕES 2010. Do jeito que vai, vice de José Serra será escolhido por exclusão
O mensalão de Brasília implodiu mais que a suposta “alvice” do DEM. Acabou se transformando também numa bomba de efeito retardado na própria chapa oposicionista para a Presidência da República. Creia, o nome para vice de José Serra era mesmo o de José Roberto Arruda, o governador brasiliense que passou boa temporada no xilindró.
Só depois disso é que começaram as pressões para que Aécio Neves virasse segundo de Serra. O que, como se sabe, ele recusou. E agora? Agora ninguém sabe quem poderá ser o vice. Tanto que, a 10 dias das convenções há uma verdadeira caça aos nomes. Acabará sendo, é o que se diz (mas não dá pra garantir que será mesmo), o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Seja quem for, no entanto, a impressão que passa é que a escolha se dará meeeesmo é por exclusão.
Sobre uma das muitas reuniões que têm ocorrido para debater o assunto, acompanhe reportagem de Flávio Freire, publicada na versão online do jornal O Globo. A seguir:
“Escolha de vice de Serra domina reunião de líderes do PSDB: nomes de Itamar e Tasso foram levantados
O encontro informal de líderes do PSDB, nesta quarta-feira, em São Paulo, foi dedicado à escolha do candidato a vice na chapa do presidenciável tucano José Serra. Sem a presença do ex-governador, a reunião terminou sem consenso sobre quem estará de braços dados com Serra na corrida sucessória, mas uma certeza foi posta na mesa: o pré-candidato tem de mergulhar de cabeça na questão nos próximos dias, para que, até 12 de junho, dia da convenção, o PSDB possa apresentar a chapa completa. Por telefone, em conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que capitaneou o encontro, o pré-candidato teria demonstrado que vai se empenhar na escolha.
Por mais que se discutam as opções, os cardeais sabem que a última palavra é de Serra. Enquanto o candidato a vice não sobe à tona, caciques do partido voltaram ontem (quarta) a lançar nomes. Num encontro no Instituto FHC, no Centro de São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique foi o primeiro a dar palpite. Ao lado do senador Tasso Jereissatti (CE), um dos cotados, ele não resistiu e brincou com o temperamento do colega de partido…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
LEIA TAMBÉM A NOTA “Presidente do PSDB é o mais cotado para vice de Serra”, de Renata Lo Prette, na seção painel da Folha de São Paulo”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Mantenho a sugestão do nome do Santini.
Para vice da Yeda sugiro um cone.
“O Serra e a Yeda andam atras de um vice e nao encontram candidatos. Quem sabe a Yeda p vice do Serra?”
A frase (ou idéia) não é minha, mas dei boas risadas!