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INTERNET. Presidenciáveis tomam conta do Twitter. Útil, é. Mas isso dá voto?

Serra foi o pioneiro. Hoje tem mais de 261 mil seguidores

Vou responder, de pronto, à pergunta formulada no título desta nota: não, não dá voto. E explico: sou seguidor dos quatro principais candidatos: José Serra, Dilma Rousseff, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio. Acompanho o que eles (ou quem fala por) dizem, o que lhes é perguntado e suas (quando dão) respostas. E, até agora (estou há dois meses no Twitter) não percebi um mísero caso de alguém indefinido. Logo, não será por ali que se convencerá alguém a votar em A ou B ou deixar de votar em C ou D.

Dito isto, é evidente que, pelo menos nesta eleição, o tal fenômeno “Obama” (que usou e bem a internet no pleito ianque) não se repetirá. Então, qual a importância que tem (ou não) estar na rede? É deste assunto (e aqui a resposta é positiva, com certeza) que trata excelente reportagem produzida e distribuída pela Agência Brasil. O autor é a jornalista Elaine Patrícia Cruz. Confira:

Redes sociais na internet tentam aproximar candidatos do eleitor

Nas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, um dos assuntos mais comentados foi o uso das redes sociais na internet pela candidatura de Barack Obama. A força dessas redes nas eleições norte-americanas chamou a atenção de vários países, atraiu presidentes como o venezuelano Hugo Chávez e entrou nas eleições deste ano no Brasil. Os quatro principais candidatos à presidência da República no Brasil já aderiram, por exemplo, ao Twitter, uma rede social em que os usuários da internet podem digitar textos curtos, de no máximo 140 caracteres.

Dilma chegou ao Twitter em maio. Tem 89 mil seguidores

Um dos primeiros a aderir ao Twitter foi o candidato José Serra (PSDB). Há pouco mais de um ano, Serra dedica algumas horas de suas madrugadas conversando com os “twitteiros” (como são chamadas as pessoas conectadas ao Twitter). Os candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (P-SOL) também estão conectados a essa rede. Eles aproveitam o espaço para conversar com seus militantes e eleitores e para informar, por exemplo, em que cidade estarão ou para que veículo de imprensa darão entrevista.

A importância das redes sociais nas eleições presidenciais deste ano fez com que os partidos criassem uma coordenação especificamente sobre o assunto. No PT, o estrategista da campanha do partido na web é Marcelo Branco. No PSDB, o responsável é Sérgio Caruso. No PV, Nilson de Oliveira responde pela comunicação da campanha. E no P-SOL, partido em que ainda não foi estabelecida uma coordenação específica para a internet, Márcio Bento responde pela comunicação do partido em São Paulo. Com isso, os candidatos à Presidência já estão hoje, além do Twitter, no Orkut, no Facebook e no YouTube. Nenhum deles soube estimar quanto os partidos estão investindo ou gastando nessa área, mas todos ressaltaram a importância das redes sociais para as eleições deste ano…”

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