CulturaJudiciárioMinistério Público

LITERATURA. Vêm aí duas obras de Adede Y Castro. Uma delas, um instigante romance jurídico

Adede & Castro: dois livros em lançamento. Um deles, romance

O promotor de Justiça João Marcos Adede Y Castro é figura das mais conhecidas na cidade. Não tem, na avaliação claudemiriana, muita preocupação com a polêmica que pode criar – desde que possa manter suas convicções, obviamente respaldadas no conhecimento jurídico. Que, diga-se, exercita não apenas na Curadoria de Defesa Comunitária, mas também nos bancos escolares, como professor ou aluno – é, presentemente, doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade del Museo Social Argentino, de Buenos Aires.

É, também, prolífico autor, e não apenas de obras técnicas, como se poderia supor. Veja-se o caso dos dois livros a ser lançados agora em agosto, em Santa Maria. Será durante a 24ª Jornada Jurídica que acontece na Ulbra entre 9 e 11 de agosto, em promoção da subsecção da OAB em Santa Maria e de todas as faculdades de Direito da Boca do Monte.

Um deles é “Direito ambiental positivo versus princípios de meio ambiente: um falso dilema”. Trata-se, aqui, de obra jurídica em que, nas palavras de Adede Y Castro, examina a “possibilidade de convivência entre as leis e os princípios de direito ambiental, assim como a necessidade de equilíbrio entre os interesses econômicos de produção e consumo e a proteção dos recursos naturais”. O livro ainda está na fase de produção gráfica, devendo ser comercializado a partir de meados de julho, através da editora paulista LTR.

O outro já está disponível. É publicado pela Editora Juruá, de Curitiba. O título não poderia ser mais elucidativo: “Justiça!”. E se trata de incursão do Promotor pelo romance “jurídico”. Para facilitar, reproduzo sinopse constante do sítio da editora (AQUI):

Um crime de morte nas dependências da Suprema Corte da Nação revela os bastidores do Poder Judiciário, as lutas pelo poder real entre três personagens do mundo jurídico. Um juiz de direito, um promotor de justiça e um advogado cruzam suas existências nas varas e tribunais, revelando qualidades e defeitos que ficam escondidos da sociedade. Chegam à Suprema Corte como Ministros e se engalfinham em luta pessoal pelo Poder, esquecendo suas responsabilidades com a sociedade. Um quarto personagem, guarda de segurança da Suprema Corte, que tentou ser bacharel em direito e teve sua carreira interrompida por fraudes que, de uma forma ou de outra, tiveram a participação dos magistrados, acompanha toda esta trajetória, revelando seus dramas pessoais e seus sonhos. Ao final, o que se tem é um retrato fiel do sistema judiciário, com todas as suas qualidades e mazelas.

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Que tal?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Amigo cada vez te admiramos maisss. Não esqueceremos nenhum momento juntos, tivemos o previlégio de conhece-lo bem, essa pessoa maravilhosa. Um forte abraço. Claudio e Marcia

  2. Sandro, não se trata de coragem, apenas responsabilidade. O cara mais medroso que existe sou eu, só que eu desenvolvi uma enorme capacidade de esconder. Mas, a idéia de escrever alguma coisa sobre improbidade administrativa existe, é claro, sem revelar nomes, mas contando tudo que já vi em trinta anos. Abraços e obrigado pelos elogios. João Marcos

  3. Proximo livro do promotor vai se chamar assim:QUEM SERÁ O PROXIMO A SER CASSADO…he,he,he este promotor é fera…parabéns pela sua coragem…aabraços

  4. Não poderia deixar de agradecer ao espaço e aos elogios, estes, naturalmente, movidos mais pela amizade do que pela sinceridade. Mas, faz-se o quê? Brincadeiras a parte, sei que não tens necessidade de me agradar. Saudações. João Marcos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo