Supremo

POLÍTICA E JUSTIÇA. 168 parlamentares, 1/4 do Senado e 1/3 da Câmara, enroscados no Supremo

Praticamente não um só partido representado no Congresso e que se mantenha incólume. 15 siglas estão representadas naquela que poderia ser considerada, individualmente, a maior bancada do parlamento: a dos que são alvo de ações ou inquérito no Supremo Tribunal Federal – onde possuem foro privilegiado.

Quem fez o levantamento, em trabalho exclusivo, foi o sítio especializado Congresso em Foco. Que apurou o extraordinário número de 168 parlamentares sob investigação – 21 senadores (um quarto da Casa) e 147 deputados (praticamente um terço da Câmara). Apenas quatro do total são gaúchos, todos deputados – dois alvo de inquéritos e a outra dupla de processo.

Deixando claro, e este é princípio pétreo do sítio, que ninguém é culpado até que seja condenado em última instância, vale a pena conferir a reportagem assinada por Edson Sardinha, Thomaz Pires e Lúcio Lambranho. A seguir:

Exclusivo: todos os parlamentares processados pelo STF

Eles são de 15 partidos diferentes, das 27 unidades da Federação. Nove ocupam cargos de liderança no Congresso. Um deles preside a Câmara, outro é vice-presidente do Senado. Em comum, têm o mandato que exercem no Parlamento e os processos a que respondem no Supremo Tribunal Federal (STF).  É a bancada mais numerosa do Legislativo federal, a dos parlamentares processados, composta por 21 senadores e 147 deputados, cujos nomes o Congresso em Foco revela hoje (14), em sua totalidade. Juntos, eles são alvos de 396 investigações no Supremo.

Entre esses 168 parlamentares, cinco respondem a pelo menos uma dezena de processos. O campeão nesta lista é o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP-RR), candidato ao governo do estado em outubro, com 21 denúncias. Depois dele, vêm os deputados Jader Barbalho (PMDB-PA), candidato a uma vaga no Senado, Abelardo Camarinha (PSB-SP), Fernando Chiarelli (PDT-SP) e Lira Maia (DEM-PA), com dez investigações em curso. No Senado, os senadores Jayme Campos (DEM-MT), com cinco, Valdir Raupp (PMDB-RO) e João Ribeiro (PR-TO), com quatro cada, são os que acumulam maior número de pendências na Corte Suprema…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONHECER A LISTA DE TODOS OS PROCESSADOS NO STF, com link para suas respostas à reportagem, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo