ÚLTIMA FORMA. Adalberto Meller e a TV Santa Maria, hoje no Claudemir Pereira Café
UMA PRELIMINAR: A nota que você lê a seguir seria publicada no sítio durante a madrugada. Foi trocada à última hora em função de um problema técnico que obrigaria a reprise do programa da semana passada. Como, graças ao esforço de todo mundo, a situação foi corrigida, está confirmada a apresentação de um Claudemir Pereira Café totalmente inédito, nesta segunda-feira. Essa é a razão por que publico,a gora, o texto original, que havia sido substituído. Acompanhe:

“Temos hoje duas emissoras comerciais de televisão. Concessões da sociedade, armam suas programações como bem entendem. O que prioriza a “grade” é o interesse comercial, antes de qualquer coisa. Afinal, seus donos querem (e é legítimo) ganhar dinheiro. Nada a criticar, quanto a isso. Mas, cá entre nós, as comunidades merecem uma emissora que pense exclusivamente nelas.
Nesse contexto, a chegada da TV Santa Maria, um canal efetivamente comunitário, com produção local total, por favor, é um avanço e tanto e precisa ser saudada, afinal, como uma opção a ser levada em conta pela população. Que diabo: eventos ao vivo, da boca do monte, quando você vê nas TVs comerciais? Só em programas especiais regiamente pagos, inclusive com dinheiro público. Preciso citar alguns deles? A televisão comunitária os terá, com certeza.
Ah, a TV Santa Maria. Ela é o tema principal e quase único da conversa que tive com o professor aposentado (e de múltiplas atividades, sobre as quais também papeamos, transversalmente) Adalberto Meller. Que vem a ser o presidente da “Associação TV Santa Maria”, a gestora da emissora que dentro de poucos dias deixa o caráter experimental e passa a ser permanente. E que já abriga, inclusive, entre outros programas, o Claudemir Pereira Café.
Garanto. Nem que seja para saber mais detalhes desta emissora, afora o bom humor dos dois que participam do trololó, vale a pena ver o programa desta semana. A estréia é nesta segunda-feira, às 9 da noite – com reprise na quarta às 10 e na sexta às 8, sempre à noite. Onde? Na TV Santa Maria, claro. Canal 19, da Net.
A realização é da Paz Produtora de A a Z e da CP & S Comunicações (também donatária do domínio de internet www.claudemirpereira.com.br). A direção é de Mauro Castanho, com produção de Clayton Coelho. A foto que ilustra esta nota é de Fernando Vieira.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Tenho muita esperança que esse projeto seja vitorioso a médio e longo prazo. Santa Maria precisa e merece uma emissora de tv comunitária, que divulgue as coisas locais e proporcione mais opções. As amostras que assistimos até aqui, a meu ver, são satisfatórias. Espero que os apoios não se encolham.O prof. Adalberto Meller é uma pessoa competente, um cara dinâmico e corajoso. Ele nem lembra, mas foi meu professor de Ciências, final dos anos 60, Colégio Santa Maria.Um abraço.
Mais uma ideia que já nasce quebrada.