CampanhaEleições 2010EstadoPesquisa

IBOPE. Melhora avaliação de Yeda. Tarso avança no 1° lugar. Fogaça deve se preocupar

Os resultados da pesquisa do Ibope, contratada pela RBS, e PUBLICADA na edição deste domingo do jornal Zero Hora, como ANTECIPEI aqui ainda antes das 3 e meia da tarde, mostram três novidades bem claras. E pelo menos duas delas talvez não esperadas por boa parte dos analistas.

A aguardada era a melhoria do desempenho de Yeda Crusius, do PSDB. Tratava-se de percepção de que, afinal de contas, a governadora tem se mexido bastante e a sensação é de que seu governo apresenta resultados que agradam parcela interessante do eleitorado. Isso se confirmou na pesquisa: 15% de preferência (pesquisa anterior, de abril, no Datafolha, apontava apenas 8%. Um crescimento exponencial significativo. Mais do que isso, melhorou muito a AVALIAÇÃO de Yeda (mais de 60% consideram seu governo de regular a ótimo), embora a rejeição (47%) seja o dado negativo para ela.

As não esperadas novidades eram o crescimento visível da candidatura de Tarso Genro, do  PT (de 31% no Datafolha de abril para os 39% do Ibope, agora) e a estagnação (com leve queda) de José Fogaça, do PMDB (de 30% para 29% hoje).  Se imaginava o petista na frente, mas não tããão à frente. Assim como se supunha pudesse haver também um crescimento do peemedebista, embora talvez não tão elevado.

Resumo da ópera: já tem militante do PMDB colocando as barbas de molho. Conversei com meia dúzia deles neste sábado. 100% deles têm a certeza de que Tarso Genro estará no segundo turno. Logo, depois da pesquisa, há razoáveis motivos para preocupação. Afinal, qual será o teto de Yeda Crusius? Se for acima do esperado, quem correria risco é exatamente José Fogaça.

Novos números, no final do mês, ou no início de agosto, podem dar uma medida mais precisa do comportamento do eleitorado. Mas já há matéria suficiente para análise, cá entre nós.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Hummmmmm. Vamos ver:

    Yeda, com 47% de rejeição, pode até crescer mais um pouco, mas esse crescimento é limitado, por causa da rejeição. Com o horário politico, pode ser que ela chegue até os 25%, mas dificilmente passe disso, para isso seria necessário queda da rejeição, o que é possível, porém não muito provável.

    Tarso estará no segundo turno e , certamente torce por uma reação de Yeda. Sabe que disputando a segunda rodada com ela, terá muitas chances de vencer o pleito. Se disputar contra Fogaça, sua situação estará complicada.

    Lembrando que Tarso e Yeda terão praticamente os mesmos tempos de TV e rádio, a partir de agosto. Mais um ponto de desvantagem para Fogaça.

    Com 39% de intenções de voto, vale lembrar que Tarso esta perto de liquidar o pleito no primeiro tunro. Mas o RS têm tradição em não resolver as paradas na primeira rodada. E em não reeleger governadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo