JornalismoJudiciárioMídia

PERGUNTA DIFÍCIL… Mas necessária: e vai que o goleiro Bruno seja inocente?

Vai que ela esteja viva. Ou que, morta, o culpado não seja Bruno. E daí?

Outro dia, mais exatamente na terça da semana passada, tive (modéstia às favas) a ousadia de publicar AQUI a nota “DE NOVO. O goleiro Bruno, culpado ou inocente, está ferrado. A mídia já o condenou”. Nesses dias todos, o caso investigado pela polícia mineira, envolvendo o atleta e a sua, sei lá o que se amante ou o que for, Elisa Samúdio, deu muitas voltas. Mas, até aqui, nada de prova minimamente conclusiva contra Bruno.

Sei, não, sei, não. Mas há quem avance mais nessa história, que parece muito longe de um desfecho, salvo uma grande surpresa. Até porque, no que seria mais um factóide, até mesmo em São Paulo estariam averiguando se um corpo lá encontrado seria o da moça.

Quem trata do assunto, com bastante clareza, e até trazendo um exemplo do exterior, é Deonisio da Silva, em artigo elucidativo publicado no sítio especializado Observatório da Imprensa. Acompanhe:

CASO ELIZA SAMUDIO – E se Bruno Fernandes for inocente?

Todos os indícios apontados por coleta de provas e oitiva de testemunhas dão conta de que o cidadão Bruno Fernandes (apresentado na mídia sempre como goleiro apenas), na companhia de amigos, praticou o crime que lhe é imputado.

Mas são apenas indícios! E indícios não são provas! O que é muito estranho é que as autoridades policiais, logo nos primeiros dias após a prisão, deram um jeito de apresentá-lo entrando num camburão, algemado, vestindo o colorido uniforme de presidiário, além de outras cenas grotescas de que foram poupadas, por exemplo, conhecidas personalidades quando pegas em situação semelhante.

Ainda que Bruno Fernandes venha a ser condenado, terá o direito de cumprir a pena no cárcere, não diante das câmeras de televisão e de repórteres e delegados ávidos por condenação, sem sede de justiça.

Autoridades policiais e judiciárias se equivocam. Não apenas no Brasil. O brasileiro Jean Charles de Menezes foi fuzilado em Londres há alguns anos porque se parecia com um terrorista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo