Câmara de VereadoresPrefeituraTrânsito

TRÂNSITO. Edis vão ao secretário e sobram perguntas. Mas faltam respostas objetivas

Na manhã de segunda-feira, dois vereadores, Luiz Carlos Fort (PT) e Isaias Romero (PMDB), foram ao encontro do secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros. O assunto, obviamente, foi o sistema viário, de loooonge, o principal problema urbano da Santa Maria de hoje. Tanto que mereceu a formação de uma comissão na Câmara, da qual Fort e Romero são integrantes.

Vereadores e secretário: conversa sobre o trânsito de Santa Maria. Outro encontro já foi agendado

Acompanhe, a propósito da reunião, o relato feito pela assessoria de imprensa do Legislativo e distribuído à mídia no fim da manhã desta terça. E, logo depois, as minhas observações. O texto e a foto são de Murilo Matias. A seguir:

Comissão Especial que analisa o trânsito se reúne com secretário de Sérgio Medeiros

Os vereadores Luiz Carlos Fort e Isaías Romero, integrantes da Comissão Especial formada para discutir os problemas do trânsito em Santa Maria, reuniram-se na manhã da segunda-feira, dia 19, com o secretário municipal de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros. No encontro, foram tratados assuntos relativos ao transporte público da cidade e as carências do trânsito local.

Os parlamentares também relataram as experiências da viagem realizada à cidade de Curitiba, onde colheram informações a respeito da organização do trânsito da capital paranaense, considerada modelo na gestão do transporte público.

O secretário Medeiros ressaltou os empreendimentos que estão sendo feitos em Santa Maria e agendou nova reunião, no dia 2 de agosto, para apresentar os projetos que a Secretaria vem desenvolvendo na área da mobilidade urbana e trocar informações com os vereadores.”

OBSERVAÇÕES CLAUDEMIRIANAS: antes de mais nada, e para que ninguém se ofenda, não estou aqui a criticar o conteúdo da nota, menos ainda a iniciativa dos edis e do secretário, que afinal de contas conversaram sobre o tema. Mas, com base no que foi relatado, penso que ficou sem resposta um numero importante de perguntas. Que, presumo, tenham sido feitas.

Assim, tomo a liberdade de fazê-las, com a maluca idéia de que, quem sabe, alguém possa oferecer as respostas. Afinal de contas, a comunidade anseia por elas.

1)      Quais foram “os assuntos relativos ao transporte público da cidade”?

2)      Quais são, no entendimento dos participantes do encontro, “as carências do trânsito local”?

3)      Quais foram as “informações a respeito da organização trânsito da capital paranaense”, Curitiba,visitada pelos parlamentares, e que “podem servir de exemplo para Santa Maria”?

4)      Quais são os “empreendimentos que estão sendo feitos em Santa Maria”, de preferência de forma detalhada, que o secretário ressaltou?

Repito: penso que essas informações são de interesse da comunidade, imagino que tenham sido contempladas na conversa, mas que, lamentavelmente, não foram tornadas públicas. Não obstante, obviamente, a importância da conversa – que deverá ser ampliada em tamanho e presenças no próximo dia 2.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Curitiba???. Uma cidade com capacidade de investimento centenas de vezes maior que Santa Maria. Vamos descer a realidade, visitem Erechim, Chapecó ou Ijuí que dão banho nessa área.

  2. O que exatamente, além das diárias embolsadas os nobres edis foram fazer em Curitiba? O secretário poderia divulgar as contribuições e sugestões trazidas pelos parlamentares ou então as “assessorias” dos dito cujos poderiam contemplar-nos com tais informações. Mais respeito por favor.

  3. Com a visão de futuro do Fort, com a disposição e o dinamismo do Romero e com a abertura do Secretário Sérgio Medeiros em aceitar novas ideias declaro que está resolvido o problema do trânsito de Santa Maria.

  4. A análise do problema deve ser feita mais afundo, na gestão do governo Schirmer, pois o que se vê é um total despreparo para administrar a cidade. Quanto a alguns vereadores, se tornaram de uma gestão para outra de ferrenhos defensores da população a gado manso, domesticados e cegos, não enxergam mais os problemas simplesmente porque são situação, isso não tem cabimento.

    Vejamos o caso do preferido do prefeito, vereador Tubias, que nada mais tem feito do que preparar sua campanha para o próximo pleito e isso desde o inicio do governo, aparecendo apenas em alguns momentos chaves que podem gerar votos, momento nos quais ainda consegue se atrapalhar como foi no caso do Projovem. Sempre é colocado em situação privilegiada com relação aos demais candidatos inclusive de outros partidos que compõem o governo, jamais o prefeito lhe colocaria em fria, para isso tem outras pessoas. Ainda bem que o eleitor esta ficando cada vez mais esperto para estas politicagens, pois se tem uma palavra para resumir isso, é “Mal Feito”.

    O líder da oposição do governo passado que não se elegeu, mas devido às acomodações do governo conseguiu assumir, passando a líder de situação, que de gritos na tribuna passou a ser o homem bomba do prefeito, ficando a frente de uma secretaria complicada, criada inclusive ao que parece para lhe acomodar. Tomara que aprenda a gritar menos a fazer mais, pois se quiser agora como situação pode fazer tudo àquilo que ferrenhamente cobrava antes, só que deve ser rápido, pois já se foi quase dois anos de governo e cadê o “Bem Feito”. Fazer realmente, não apenas colher os louros do governo passado.

    Quanto às cobranças dos Vereadores Fort e Romero nas questões relativas ao trânsito da Santa Maria sempre foram notórias, mas acho que podem cobrar mais do governo atual, pois está quase na metade da gestão e pouco foi feito, pra não dizer nada, além é claro de alguns projetos que já existiam e que não tiveram como não ser finalizados.

  5. Com todo o respeito de leigo em jornalismo, assim até eu viro assessor de imprensa da Câmara de Vereadores. Nada mais formal, lacônico, resumido. Na real, nosso trânsito está caótico para motoristas e pedestres(também por culpa desses) e, de prático, não temos visto nada, nada, nada…Só ouço e leio que o secretário é competentíssimo, que trabalha em silêncio, que os vereadores estão atentos e blá,blá,blá. O resultado, ao menos prá mim, por favor! Essas viagens para “servir de exemplo”, “para observações”, etc, deveriam ser muito mais fiscalizadas e cobradas pelo cidadão e pela presidência da Câmara. Sugiro que se adote até uma balança, pois tem uns que voltam ainda mais gordos!!! Um abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo