Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta terça, o recomeço dos trabalhos legislativos. Ah, e a dobradinha Fabiano/Falk

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça-feira, 23 de fevereiro, no jornal A Razão. O material foi produzido pelo interino, o jornalista José Mauro Nascimento Batista:

Sem Schirmer, Câmara abre o Ano Legislativo

Sem a presença do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), que iria a Porto Alegre para comemorar seus 64 anos em companhia das filhas, a Câmara de Vereadores abre hoje, às 15h, o Ano Legislativo de 2016, o último de uma legislatura que ficará na história por motivos vários. Quem assistiu a festa da posse desta legislatura, em 1º de janeiro de 2012, jamais imaginaria tanta mudança. Dos 21 titulares que assumiram, quatro não estão mais no Legislativo. Cláudio Rosa (PMDB) e Marion Mortari (PSD) perderam os cargos em razão de condenações judiciais. Maria de Lourdes Castro (PMDB), que certamente hoje estaria na linha de sucessão de Schirmer, saiu de cena repentinamente, vítima de um fulminante problema cardíaco que causou sua morte em setembro de 2013. E em dezembro de 2015, João Carlos Maciel (PMDB), outro nome da linha de frente peemedebista, saiu de cena ao ser cassado pelos próprios colegas em uma votação histórica. Viraram titulares Cezar Gehm (PMDB), Pastor João Chaves (PSDB), Anita Costa Beber (PR) e Isaias Romero (PMDB). Muita mudança para uma legislatura. E por questões inesperadas.

Tragédia no caminho

De todas as mudanças ocorridas até agora na legislatura 2012-2016, a mais trágica e emblemática, sem dúvida, foi a de Maria de Lourdes Castro. Nome natural do PMDB e do governo para a sucessão de Cezar Schirmer, Maria de Lourdes enfrentou a difícil tarefa de conduzir a polêmica CPI da tragédia da boate Kiss. O desgaste político e o estresse custaram muito caro a ela e o PMDB. Mas pelo pouco tempo que ficou, a vereadora marcou história.

(Quase) Definido

Até o fechamento desta coluna não havia confirmação, digamos, oficial. Mas fontes muito bem situadas do PMDB local dão como certa a filiação de Ewerton Falk, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas. E mais: fruto de articulação que envolve inclusive o Palácio Piratini, além do prefeito Cezar Schirmer e do dirigente do PSB/RS, Beto Albuquerque, Falk é o nome indicado para ser o vice numa dobradinha com o ex-petista Fabiano Pereira, do PSB.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo