CampanhaEleições 2010Pesquisa

CAMPANHA. Escalada ofensiva de Serra tirou votos do tucano. Marina é que ganhou

A tentativa era de alto risco, qualquer neófito em campanha eleitoral sabia. Jogar (com o auxílio, e invariavelmente a reboque da mídia aliada) m. no ventilador poderia render votos adicionais. Ou não. Pois bem, José Serra foi para a ofensiva (em pelo menos dois sentidos possíveis do termo) contra Dilma Rousseff, depois de perceber que colocar Lula na própria propaganda era uma imbecilidade política.

E a aí, qual foi o resultado (até aqui) do processo de baixaria? Um, foi positivo: manteve Dilma onde está. Se bem que lá nas alturas. Outro, negativo: o autor da escalada, mais que derrapar, caiu. Quem ganhou, nas costas de Serra? Ela mesma, Marina Silva. Os detalhes estão na reportagem, originalmente publicada no jornal Valor Econômico, controlado pelas Organizações Globo e pelo grupo Folhas, e reproduzida no portal de Luis Nassif. A seguir:

Marina foi a maior beneficiada com a ofensiva de Serra

A candidata do PV, Marina Silva, foi a principal beneficiada pela ofensiva do candidato do PSDB, José Serra, contra a petista Dilma Rousseff. Segundo a pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo divulgada no sábado, Dilma manteve os 51% das intenções de voto registrados nas duas pesquisas anteriores, isto é, repete o índice pela terceira vez. Serra caiu de 27% para 25%, enquanto Marina teve uma alta de 8% para 11%, entre a última pesquisa e a penúltima.

No último dia de coleta da pesquisa, a substituta de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra, foi exonerada do cargo devido a denúncias de que seu filho fazia tráfico de influência no governo. A pesquisa, portanto, foi colhida depois do início das acusações de quebra de sigilo fiscal da família de Serra e das supostas irregularidades cometidas pela família de Erenice. Apenas 16% dos entrevistados atribuiu a quebra de sigilo à candidata petista. Ainda assim, destes 16%, um em cada três entrevistados continuam declarando o voto em Dilma. 

Na pesquisa do Ibope, Serra apenas teve oscilação positiva na Região Norte/Centro-Oeste, onde subiu de 25% para 30% nas preferências de voto. Nesta região, Dilma caiu de 55% para 46%, e Marina subiu de 8% para 13% das preferências. Na Região Sul, Serra manteve o mesmo patamar da penúltima pesquisa, de 35%, Dilma caiu dois pontos, de 44% para 42%, e Marina subiu de 5% para 10%. No Sudeste, Serra caiu de 31% para 24%, Dilma subiu para 48% e Marina. que tinha 10% das preferências, agora tem 14%. No Nordeste, Dilma continua exibindo 66% das preferências, Serra caiu dois pontos – foi de 18% para 16% – e Marina praticamente nada ganhou: foi de 6% para 7%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo