CampanhaEleições 2010Mídia

ESCANCARADO. Mais que em 2006, mídia toma partido. Aliás, substitui os partidos

Não canso de escrever que o problema não é a mídia, ou os seus veículos, terem posição. Ao contrário, isso é uma virtude. Mas prefere mentir descaradamente dizendo-se isenta ou imparcial, ao mesmo tempo em que dirige o noticiário factual no sentido que mais lhe apraz. É um verdadeiro estelionato. Que, porém, quando fica muito visível, leva ao descrédito. Até mesmo quando, eventualmente, possam ter razão.

Fiquemos com o mais notório deles, a ex-revista Veja (se bem que, ao que consta, a Folha de São Paulo encaminha-se pelo mesmo destino). Se diz, como a FSP, apartidária e etc etc etc. No entanto… Bem, a melhor definição que encontrei é a do jornalista Marcos Rolim, em notinha que publicou em seu TWITTER, no mês passado: “a Veja não é uma revista, mas um partido de extrema-direita”. Acrescento: a impressão é que quer substituir, por ineptos, os partidos que ela própria apóia.

Pois, agora, confesso que nem sei se ela está certa ou errada. Simplesmente, não acredito mais no que está em suas páginas. Eu e muita gente que já a admirou, em tempos nem tão distantes assim. E mais: proporciona, com ou sem razão, que a reação se imponha. Como a que acometeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sábado, conforme registro de reportagem da Folha de São Paulo. A seguir:

‘Alguns veículos de imprensa se comportam como partido político’, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez fortes ataques à imprensa em comício neste sábado em Campinas (SP) e afirmou que alguns veículos de imprensa se comportam como partidos políticos.

“Eu andei vendo algumas revistas que vão sair nesta semana, sobretudo em uma que eu não sei o nome, parece ‘óia’. Nordestino falaria ‘óia’. Ela [revista] destila ódio e eu queria pedir para você Dilma e para você Mercadante, não percam o bom humor, deixa eu perder. Eu já ganhei. Se mantenham tranquilo porque outra vez nós não vamos derrotar apenas os nossos adversários tucanos, nós vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partido político e não tem coragem de dizer que têm partidos políticos, que tem candidatos que não tem coragem de dizer que candidatos, que não são democratas e pensam que são democratas. Democrata é este governo que permite que eles batam.”

Lula afirmou que se os donos de jornais e revistas ficariam com vergonha se lessem os jornais e revistas que fazem.

“Tem dia que determinados setores da imprensa brasileira chegam a ser uma vergonha. Se o dono do jornal lesse o seu o seu jornal ou o dono da revista lesse a sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste momento. E eles falam em democracia. A democracia que eles não suportam é dizer que a economia brasileira vai crescer mais de 7% neste ano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. A RBS por exemplo é um partido,pois,lança candidatos , tem todo o comportamento de partido e as vezes chega a ser mais atuante em determindos temas do que os próprios, mas de quem é a culpa disso? a meu ver dos próprios partidos que não conseguem cumprir o seu papel junto á sociedade e deixam esse espaço aberto para a mídia ocupa-lo.
    à propósito , quando o assunto é corrupção, um repórter ou jornal que ganha muito dinheiro para favorecer alguém atravéz do enfoque da notícia,Não seria ele um corrupto também?

  2. o problema da imprensa grandona é que acusa e destroi a vida das pessoas passam dias e até semanas falando exaustivamente de um asunto e quando sai o resultado de que a pessoa é inocente sai uma mnota bem pequena ou nem sai nada para desfazer o erro, no caso do sigilo fiscal a funcionária DISSE que ela e outras colegas vendiam as informações, e que custavam 100,00 aí o boner quase naõ disse nada(só para recaptular a quebra de sigilo foi em setembro do ano passado) aí fazem este carnaval bem próximo da eleição O POVO NÃO É MAIS BOBO, é DILMA lá, TARSO aqui, no senado PAIM e ABIGAIL, no congresso é PIMENTA, na assembléia VALDECI.

  3. Hum…é facil taxar os outros de cego quando os argumentos saõ frágeis…ai é facil…conta outra seu …estes de olhos abertos rsrsrs…ja não tem mais cotovelos…tiraram de tanta dor…pior …vão ter que engolir muitas luas de desenvolvimento ao seu redor…quem sabe eles não vão para a norte américa para ajudar a diminuir a pobreza por la…

  4. Boa noite.
    Moços não sou direitoso, ajudei a combater a ditadura de Direita que se instalou em 1964 nesse País. Com certeza muitos de voces ainda não haviam nascido. Mas que Deus me sáude para que possa combater a Ditadura da falsa esquerda que ameaça a Nação. Se alguem se transformou em Direita é o Sr Luiz Inácio da Silva Lulla e seus cumpanhêros, hoje abraçados com oque de pior doque existe na politica Nacional. Não citareis nomes para não deixa-los constrangidos se eh que a cequeira politica deixa voces ver oque hoje acontece com o partido de vocês.

  5. Matou a pau, Franz, o Saúl é um direitão mesmo: elogia o Simon e o ‘PMDB gaúcho’, que ele considera melhor que o nacional, diz que lutou contra a ditadura e coisa e tal.
    Pura cortina de fumaça de quem deveria assumir sua postura ideológica de direita.
    Tá muito fraco o coordenador de formação política!

  6. É isso aí, fui assinante da VEJA, meu marido também, hoje eles vivem ligando para voltar assinatura, para nós essa revista morreu, acabou, virou lixo.

  7. Me dói a alma ler certas leituras simplórias que vejo aqui neste site. A questão não é a corrupção ou a suposta corrupção apontada. A questão é uma mídia que assume um papel de partido político. Aonde está o contraditório? Dia a dia é um conjunto de “denúncias”, em que a maioria não tem qualquer comprovação. Até a imprensa estrangeira, segundo li, está intrigada com o nível de bombardeio da candidatura Dilma à véspera da eleição. E o sr. Saul é inteligente o suficiente, suponho eu, para perceber que as denúncias aparecem, toads elas, na ve´spera da eleição, como foi em 2006, quando surgiu a história do “dossiê do PSDB”. O problema é que pimenta nos olhos dos olhos é refresco. Isso permite ao o sr. Saul dizer essas barbaridades aqui, inclusive atacar o Chávez. O sr. não está sozinho nas crítiacs a Chávez. Toda a direita carcomida do mundo inteiro quer ver Chávez pelas costas.Inclusive a mídia venezuelana, que junto com militares de direira, a federação das indústrias, com o apoio da CIA, derrubaram Chávez em 2002, num golpe que durou 48h graças à mobilização popular. Pena que seu discurso genérico, Saul, seja mais um adsqueles chavões de quem não tem qualquer base, qualquer leitura consubstanciada na realidade. Mas, democracia é isso, inclusive a gente ler amontoados de lugares-comuns. Aplausos. Ao menos o sr. mostra que tem lado: anti-Lula, Anti-Chávez, anti-Evo Morales, e todas as experiências populares da América Latina.

  8. Concordo com Saúl, democracia não sobrevive sem uma imprensa livre. Se não fosse a imprensa, muita falcatruagem não chegaria aos ouvidos e olhos do cidadão. Tá certo que as empresas jornalisticas tem seus candidatos e acabam por reportar o que convém. Mas serve aquele ditado: “Quem não deve, não teme”. A justiça está ai para conter os excessos…

  9. Boa tarde.
    Ninguem eh isento, mesmo que faça gênero é fácil saber de que lado estão, mesmo os não assumidos. Bueno democracia é isso, sem liberdade de imprensa estamos todos ferrados. Tudo que o Lulla quer é dar um de Chaves. A justiça existe pra que? Cabe ao ofendido, ao injustiçado buscar o direiro de reparação. Quem te viu, e quem te vê Luiz Inácio, oque vc quer eh esconder a sujeira da cumpanhêrada em baixo do tapete. Como não bastasse dizer que nada sabe, e nada viu quer um imprensa calada. Meu comentário serve também para as falcatruas da Dona Yeda, do DEM e todos que fazem da corrupação um assalto a República para se beneficiarem. Lastimável que a roboulheira dos bens publico ficou banalizada, e o povo tá nem ai. Outro dia um amigo dizia, voto neles (imaginem em quem,risos) porque eles roubam mas fazem. Me lembrei doque diziam do Malluf em Sampa. Estamos mal na foto, mas um dia isso vai mudar com certeza.

  10. @jr
    é isso aí jr. mas acho que tu esqueceu de mencionar outro(s) partido(s). então fiz um “revival” de matérias em ordem cronológica
    05/08/2009 Ministério Público move ação de improbidade administrativa contra Yeda Crusius
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ministerio-publico-federal-pede-afastamento-de-yeda,414070,0.htm
    diante disso, no dia seguinte, o PMDB decide “roer a corda”, deputados do partido assinam pedido de criação de CPI da Corrupção.
    http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/pmdb-deve-sair-do-governo-yeda-mas-nao-partira-para-guerra-contra-a-tucana-diz-simon
    Em 10/08/2009, Yeda manda o aviso: “Não vou cair sozinha. Se existem irregularidades, começaram no governo do PMDB. As pessoas vão saber.”
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u607470.shtml
    depois disso o PMDB bota o rabo no meio das pernas e passa a boicotar a CPI
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governistas-esvaziam-cpi-da-corrupcao-no-rs,434812,0.htm
    tudo noticiado … mas com pouca ou nenhuma enfase/atenção

  11. tudo bem todomundo tem posição, a rbs é pro yeda descarado mal mostra os escandalos de seu governo.agora bato palmas para qualquer veiculo de comunicação que mostre CORRUPÇÂo independente de PARTIDO.e NÂO é só a veja ,muitos veiculos de comunicação mostraram os problemas de corrupção no PT…porque a ministra caiu?sed fosse inocente tava lá ee NEPOTISMO? isso é um lixo de atitude em qualquer governo e tem que ser mostrado tanto do PSDB como PT.
    NHO da ministra é inocente não se aproveitou do cargo não rea do PT…isso tem que ser dito.e os escandalos no governo YEDA do PSDB tem que ser divulgado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo