Arquivo

CPMF. Governo e oposição estão blefando. Ninguém sabe quantos votos garantidos tem na mão

Taí. Essa história da prorrogação da CPMF está me parecendo muito com o primeiro julgamento de Renan Calheiros. Se somados todos os votos dos que dizem que vão votar contra aos que afirmam ser a favor, que ninguém duvide: haverá mais que os 81 votos totais do Senado.

 

Na contabilidade do governo, ora tem 53, 52, 51, 50, 49. Nunca menos, claro, pois este é o número cabalístico que sinaliza a obtenção de 3/5 do quorum mínimo para aprovação de emenda constitucional. Se os dados forem da oposição, exatamente a mesma coisa, só que com números que alcançam 1/3 mais 1. Isto é: 37, 36, 35, 34, 33 votos. Quer dizer, alguém está mentindo. Ou, vamos conceder, está “aumentando” um pouquinho, para ganhar apoio “no grito”.

 

Resumindo: os dois lados não estão tãão seguros assim da vitória na hora do vamos ver. Prova: o que não falta é lobye. O governo, é a convicção, entrou de cabeça no processo. O que lhe garante uma vantagem óbvia. Principalmente porque o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou no jogo, cabalando apoios aqui e ali, no corpo-a-corpo.

 

Então, quem vai ganhar? Dizem que o governo. Diiizem. Mas a oposição fala a mesma coisa. Logo, melhor esperar pra ver. Palpite claudemiriano: CPMF será prorrogada. Não sei a custa de quê, mas vai…

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Lula parte para o ataque pela CPMF”, Erich Decat e Rodolfo Torres, no Congresso em Foco.

Leia também a análise do jornalista Carlos Lopes, na página de Etevaldo Dias: “Governo e oposição travam guerra de táticas”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo