CampanhaEleições 2010Pesquisa

FORTES EMOÇÕES. Diferença pró-Dilma é de no mínimo 12 milhões de votos. E vêm aí três pesquisas

Este sítio, para efeitos de raciocínio, toma o Ibope como referência. Não que os outros, Vox Populi e Datafolha estejam errados, apenas porque está com números intermediários. Se alguém preferir, pode escolhê-los e seguir seus dados.

Bueno, segundo o Ibope, a diferença entre Dilma Rousseff (PT), que está na dianteira segundo todos os institutos, e todos os demais candidatos a Presidente da República, somados, chega a 12 milhões de votos. Não é pouca coisa, convenhamos.

Para impedir uma derrota no primeiro turno, portanto, os concorrentes da petista precisam conquistar a metade (mais um): 6 milhões. Ou qualquer coisa parecida com 750 mil por dia, a partir do último sábado. Vão conseguir? Não sei, nããão sei.

De todo modo, pelo menos (até o momento em que escrevo) três pesquisas já estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral, para divulgação a partir de quarta-feira. São realizadas, uma delas já a partir da última sexta-feira, respectivamente pelos institutos Sensus, Ibope e Datafolha. Isso, mais o “tracking” (pesquisa diária por telefone) do Vox Populi – que talvez também faça uma mais ampla -, cá entre nós, garante fortes emoções nesses dias derradeiros de campanha.

Mas, de onde tirei esses 12 milhões de votos de diferença? Ou, por outra, como se chega a esse número, a partir da pesquisa do Ibope? Quem se deu ao trabalho de fazer todas essas contas foi o ótimo jornal eletrônico Brasília Confidencial. Confira os detalhes, a seguir:

Pesquisa Ibope: Vantagem de Dilma é superior a 12 milhões

Nove pontos percentuais equivalentes a 12,2 milhões de votos – é essa, oito dias antes da eleição, a vantagem da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, sobre todos os demais candidatos ao cargo, segundo pesquisa feita pelo Ibope entre terça e quinta-feira e divulgada ontem (sexta) pela Rede Globo. De acordo com o instituto, Dilma obteve 50% das intenções de voto, contra 28% de José Serra (PSDB), 12% de Marina Silva (PV) e 1% dos outros candidatos.  

Terceiro grande instituto a realizar e divulgar pesquisa nesta semana, o Ibope também aponta, como o Datafolha e o Vox Populi, a probabilidade de que a candidata do PT conquiste a Presidência já no primeiro turno de votação. Os três institutos apontam também larga vantagem para Dilma na simulação de segundo turno contra Serra. Pelo Ibope, a petista tem 54%, contra 32% do candidato das oposições ao Governo Lula.   

Vistos os resultados de cada instituto, as intenções de voto em Dilma somam entre 51% (Vox Populi) e 49% (Datafolha). Esses índices correspondem a votações entre 69,2 milhões e 66,5 milhões. O Ibope apurou resultado intermediário, com índice de 50% equivalente a 67,9 milhões.

A vantagem de Dilma sobre Serra varia de 27 pontos (Vox Populi) para 22 (Ibope) e 21 (Datafolha). Em números, a diferença favorável à petista oscila entre pouco menos de 30 milhões e mais de 36 milhões…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo