Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Santa MariaTrânsito

TRÂNSITO. Prefeitura inicia instalação de novos módulos em semáforos para sincronizar onda verde

Serviços ocorrem nas avenidas Presidente Vargas e Walter Jobim

Serão contemplados 62 semáforos na região central da cidade. Foto João Vilnei / Prefeitura

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, avança em mais uma etapa para sincronizar os semáforos das principais vias centrais de Santa Maria, a chamada “onda verde”. Na manhã desta segunda-feira (11), os servidores da pasta deram início à instalação de módulos que ficam inseridos junto às caixas de controladores dos semáforos, para o envio de informações à Central Semafórica Digital. Durante esta semana, os serviços deve abranger os 13 semáforos ao longo das avenidas Presidente Vargas e Walter Jobim.

No total, serão contemplados 62 semáforos na região central da cidade, que serão integrados ao sistema de Cercamento Eletrônico e Videomonitoramento, com sede no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Silvio Souza, o objetivo da chamada onda verde é dar mais fluidez ao trânsito, principalmente em horários de pico, em que há maior circulação de veículos, evitando, assim, congestionamentos.

“Nos meses de janeiro e fevereiro, estaremos com o projeto-piloto nas avenidas Presidente Vargas e Walter Jobim. Será um período para entender melhor como o sistema funciona, também para ajustar detalhes para que o sincronismo funcione efetivamente e para que o sistema ‘converse’ com todos os semáforos. Outro objetivo importante da onda verde é impactar em caso de eventos (como acidentes, outros ocorrências graves etc.) que tenham necessidade de liberar o trânsito para ambulâncias, viaturas policiais e bombeiros. Nessas situações, o profissional que estará operando o sistema, na Central Semafórica, poderá estender o tempo dos semáforos para atribuir prioridade no trânsito”, explica o superintendente.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a implantação da onda verde é um sonho que começa a se tornar realidade.

“O que faltava era uma adequação tecnológica, e o governo do prefeito Jorge Pozzobom apoiou o projeto. Santa Maria é uma cidade que vem crescendo e, consequentemente, com o aumento no número de veículos. Por isso, inovar sistemas de tráfego com novas tecnologias é um investimento na mobilidade urbana sustentável e seus amplos benefícios multissetoriais, como em segurança, conforto, saúde, economia e meio ambiente”, destaca Ponsi.

Ainda segundo o secretário, a previsão é de que todo o sistema esteja instalado e funcionando até o mês de março e, a partir disso, a onda verde será uma realidade em Santa Maria. O sistema receberá todas as informações via Sistema de Posicionamento Global (GPS) e estará integrado numa única central de controle digital, podendo acessar remotamente qualquer semáforo da cidade.

Onda verde
A onda verde consiste na sincronização dos controladores. Os equipamentos recebem o horário de um mesmo satélite no GPS que estará conectado à Central Digital de controle semafórico. Dessa forma, os semáforos sinalizam o verde de forma sequencial progressiva, sem atraso. Para que o sistema funcione em plena perfeição, é preciso transitar na velocidade permitida na via.

Sincronismo semafórico
Para que o sincronismo ocorra de maneira harmônica, ocorre também a modernização de todo o conjunto semafórico da cidade, principalmente os módulos, que serão controlados por GPS. A mudança dos conjuntos focais é necessária, pois, em virtude do sol, as lâmpadas incandescentes são substituídas por led, assim como a atualização dos controladores.

Implantação de sincronizadores semafóricos:

  • Eixo 1: Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento
  • Eixo 2: Avenida Nossa Senhora das Dores
  • Eixo 3: Avenida Presidente Vargas
  • Eixo 4: Avenida Nossa Senhora Medianeira
  • Eixo 5: Ruas Riachuelo e André Marques
  • Eixo 6: Rua Venâncio Aires
  • Eixo 7: Rua dos Andradas
  • Eixo 8: Rua Dr. Bozano
  • Eixo 9: Rua Tuiuti
  • Eixo 10: Rua Silva Jardim

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo