Artigos

Votar, sim – por Gilson Piber

No domingo, dia 3 de outubro, das 8h às 17h, é dia de irmos às urnas para votar. Cada eleitor está apto a escolher, pela ordem, um deputado estadual, um deputado federal, dois senadores, um governador e um presidente da República. Existem candidatos para todos os gostos, ideologias e composições. Então, nada melhor do que votar e exercer o nosso direito de cidadão.  Se for preciso, leve uma colinha com os números dos seus candidatos que serão digitados na urna eletrônica.

A cada eleição, considero que subimos um degrau na escada da democracia. O caminho é longo, por vezes pedregoso, mas o aprimoramento do processo passa por fazermos as escolhas que julgamos corretas. Deve ser estabelecida uma relação de confiança entre eleitor e candidato no momento do voto. Tem, sim, gente capaz, honesta, comprometida com o bem-estar da população e que merece receber o nosso voto.

Fico triste quando ouço uma pessoa dizer que vai votar em branco ou anular o voto. Será que entre todos os postulantes a cargos legislativos e executivos não há um que mereça o seu voto? Avalio ser simplista demais a atitude adotada por determinados eleitores de não escolher nenhum candidato. É verdade, que cada um é livre e responsável pelos seus atos. Mas, pergunto: qual a contribuição dada por aqueles que anulam ou votam em branco? Alguns podem dizer que é uma forma de protestar contra o atual quadro da política partidária nacional. Só isso?

Da minha parte, vou votar em dois candidatos comprometidos com Santa Maria para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. São duas pessoas com uma vasta folha de serviços prestados ao município. Além disso, eles têm base na cidade e não aparecem aqui só de quatro em quatro anos atrás do meu voto. Tenho isso como uma regra básica na hora de escolher os candidatos.

Então, eleitor, participe ativamente do processo eleitoral. Esteja livre para escolher os seus candidatos, não se dobre a pressões nem aceite algo em troca do seu voto. Faça valer o seu direito: vote, de consciência tranquila e cabeça erguida. Depois, atue como vigilante e acompanhe o mandato dos eleitos. 
 Gilson Piber [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo