ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. As derrotas de Tubias e Fabiano. E as suas consequências

Até pelo tamanho da ambição (legítima, diga-se) de ambos, o resultado das urnas da última domingueira acabou transformando o peemedebista Tubias Calil e o petista Fabiano Pereira nos grandes perdedores locais. E são o tipo de derrotas que produz efeitos devastadores. É do jogo político e assim precisa ser entendida a conseqüência. Inclusive porque ambos são jovens na vida e na disputa política.

Agora, aos fatos.

Tubias buscou, pela segunda vez consecutiva, vaga na Assembléia. Não obstante os aparentemente estratosféricos recursos econômicos e, sobretudo, políticos – afinal, tinha apoio unânime de seu partido e explícito do prefeito (ganhou até secretaria e eventos de bastante visibilidade para tocar e aparecer) – afora não eleger-se, obteve votação frustrante exatamente em Santa Maria.

O efeito da derrota? Tornou patente a necessidade da readequação de rumos na própria Prefeitura. E que, curiosamente, talvez não seja assim tão ampla, pois que ficou o prefeito politicamente ainda mais dependente dos partidos aliados.

Quanto a Fabiano, não obstante a brabeza de uns e outros na época, acabou se confirmando o que aqui se escreveu dois meses atrás. O risco corrido era desnecessário. O deputado estadual jogou tudo agora, quando deveria esperar. Colheu, embora a extraordinária votação na boca do monte, 40% menos do que seu concorrente na comuna, Paulo Pimenta. Pior, não logrou obter cadeira na Câmara dos Deputados.

Efeito imediato: ficou sem mandato parlamentar e sua influência no PT santa-mariense foi reduzida sensivelmente. Dependerá, para retomar espaço, de muito trabalho e, talvez, da chancela da dupla Pimenta/Valdeci Oliveira.

É isso. Goste-se ou não.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Bom segunda informação Tubiaslão sera Secretario de Obras segundo informção do centro administrativo vamos ver segura povo santamriense que esta vai se de lasca.

  2. Eu queria conseguir um pirulitão daqueles com a foto do Tubias, aquilo é jóia prá botar na horta.
    O Tubias podia me dá um , tinha uns 500 daquele troço pela cidade.

  3. A palavra que define com exatidão o que ocorreu com Tubias, foi definida por Ivo Cassol: anti-campanha.
    A campanha “encheu o saco” do povo: você acordava com o jingle plagiado de manhã, ia ao trabalho vendo a cara de Tubias em todas as esquinas, e assim por diante.
    A gota d´água foi o “despejo” de toneladas de “santinhos” na madrugada da eleição pelas ruas, sujando a cidade.
    Aposto que só com o lixo Tubias perdeu muitos votos.
    O povo de Santa Maria é um povo culto, interessado em política. Não se impressiona com uma campanha avassaladora, mas oca, sem conteúdo e sem história. Venceu, quem fez um pouco, contra quem fez nada.

  4. @Ivo Cassol
    Fabiano é jovem, fez um bom mandato, pode se recuperar ligeiro se for humilde e sensato nas avaliações dos porques de seu infortunio, eu sugiro que ele avalie alguns aspectos como:
    O que é melhor a disputa interna acirrada ou a conciliação com outras lideranças históricas?
    Quem é um bom conselheiro,aquele que bota lenha na foqueira por seus caprichos pessoais ou aqueles que buscam o diálogo e a negociação?
    O que é melhor, se guiar por aqueles que fazem da sede de vingança desmedida o seu principal objetivo, que fazem da ambição desmedida o seu motor ou se guiar por aqueles que alimentam um projeto futuro onde incluem todos respeitando as difereças e particularidades de cada grupo?
    Tarso Genro dá o melhor exemplo, tentou uma vez ser governador aplicando em Olivio uma derrota interna, atualmente veio conciliador buscando o diálogo com todos e com isso juntou forças e mobilização e etá aí o resultado.

    Quanto ao Tubias, bom ! Esse que se vire para entender, não estou disposto à contribuir.

  5. E de mais a mais, discordo fratenalmente do Claudemir… não acho que dá para equilibrar as derrotas.
    Fabiano perdeu, mas nada que se compare com o Tubias.
    Fabiano ainda poderá assumir como deputado (dificil, mas pode!) ou optar em disputar vários cargos de relevância do Governo estadual e nacional…
    Já o Tubias…conseguiu o que ninguém imaginava: a anti-campanha.

  6. Não foi aqui no Sitio que vários contaram que existia uma dobrada Fabiano/Tubias?
    Seria o caso do afogado, que acaba levando outro junto? se fosse? quem levou quem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo