COLUNA OBSERVATÓRIO. As derrotas de Tubias e Fabiano. E as suas consequências
Até pelo tamanho da ambição (legítima, diga-se) de ambos, o resultado das urnas da última domingueira acabou transformando o peemedebista Tubias Calil e o petista Fabiano Pereira nos grandes perdedores locais. E são o tipo de derrotas que produz efeitos devastadores. É do jogo político e assim precisa ser entendida a conseqüência. Inclusive porque ambos são jovens na vida e na disputa política.
Agora, aos fatos.
Tubias buscou, pela segunda vez consecutiva, vaga na Assembléia. Não obstante os aparentemente estratosféricos recursos econômicos e, sobretudo, políticos – afinal, tinha apoio unânime de seu partido e explícito do prefeito (ganhou até secretaria e eventos de bastante visibilidade para tocar e aparecer) – afora não eleger-se, obteve votação frustrante exatamente em Santa Maria.
O efeito da derrota? Tornou patente a necessidade da readequação de rumos na própria Prefeitura. E que, curiosamente, talvez não seja assim tão ampla, pois que ficou o prefeito politicamente ainda mais dependente dos partidos aliados.
Quanto a Fabiano, não obstante a brabeza de uns e outros na época, acabou se confirmando o que aqui se escreveu dois meses atrás. O risco corrido era desnecessário. O deputado estadual jogou tudo agora, quando deveria esperar. Colheu, embora a extraordinária votação na boca do monte, 40% menos do que seu concorrente na comuna, Paulo Pimenta. Pior, não logrou obter cadeira na Câmara dos Deputados.
Efeito imediato: ficou sem mandato parlamentar e sua influência no PT santa-mariense foi reduzida sensivelmente. Dependerá, para retomar espaço, de muito trabalho e, talvez, da chancela da dupla Pimenta/Valdeci Oliveira.
É isso. Goste-se ou não.
Bom segunda informação Tubiaslão sera Secretario de Obras segundo informção do centro administrativo vamos ver segura povo santamriense que esta vai se de lasca.
@Baxinho da Borracharia
Eu juntei dois que cairam no meio da rua mas um só já resolveu o problema da minha horta. Posso te emprestar o outro.
Eu queria conseguir um pirulitão daqueles com a foto do Tubias, aquilo é jóia prá botar na horta.
O Tubias podia me dá um , tinha uns 500 daquele troço pela cidade.
A palavra que define com exatidão o que ocorreu com Tubias, foi definida por Ivo Cassol: anti-campanha.
A campanha “encheu o saco” do povo: você acordava com o jingle plagiado de manhã, ia ao trabalho vendo a cara de Tubias em todas as esquinas, e assim por diante.
A gota d´água foi o “despejo” de toneladas de “santinhos” na madrugada da eleição pelas ruas, sujando a cidade.
Aposto que só com o lixo Tubias perdeu muitos votos.
O povo de Santa Maria é um povo culto, interessado em política. Não se impressiona com uma campanha avassaladora, mas oca, sem conteúdo e sem história. Venceu, quem fez um pouco, contra quem fez nada.
quanto á fabiano,um politico consagradado.já tubias..fim de um politico.
@Ivo Cassol
Fabiano é jovem, fez um bom mandato, pode se recuperar ligeiro se for humilde e sensato nas avaliações dos porques de seu infortunio, eu sugiro que ele avalie alguns aspectos como:
O que é melhor a disputa interna acirrada ou a conciliação com outras lideranças históricas?
Quem é um bom conselheiro,aquele que bota lenha na foqueira por seus caprichos pessoais ou aqueles que buscam o diálogo e a negociação?
O que é melhor, se guiar por aqueles que fazem da sede de vingança desmedida o seu principal objetivo, que fazem da ambição desmedida o seu motor ou se guiar por aqueles que alimentam um projeto futuro onde incluem todos respeitando as difereças e particularidades de cada grupo?
Tarso Genro dá o melhor exemplo, tentou uma vez ser governador aplicando em Olivio uma derrota interna, atualmente veio conciliador buscando o diálogo com todos e com isso juntou forças e mobilização e etá aí o resultado.
Quanto ao Tubias, bom ! Esse que se vire para entender, não estou disposto à contribuir.
E de mais a mais, discordo fratenalmente do Claudemir… não acho que dá para equilibrar as derrotas.
Fabiano perdeu, mas nada que se compare com o Tubias.
Fabiano ainda poderá assumir como deputado (dificil, mas pode!) ou optar em disputar vários cargos de relevância do Governo estadual e nacional…
Já o Tubias…conseguiu o que ninguém imaginava: a anti-campanha.
Não foi aqui no Sitio que vários contaram que existia uma dobrada Fabiano/Tubias?
Seria o caso do afogado, que acaba levando outro junto? se fosse? quem levou quem?