UMA DÚVIDA. Dilma deve fazer 63,8 milhões de votos. Pergunta: serão suficientes?
Dentro de poucas horas, 135 milhões de brasileiros. O último voto a ser teclado é o destinado ao futuro Presidente da República. Segundo as pesquisas dadas a conhecer neste sábado, e essa é a única coincidência entre Vox Populi, Datafolha e Ibope, a candidata do PT, Dilma Rousseff deve fazer 47% dos votos. Ou 63,8 milhões. No que os instituto divergem é a quantidade a ser auferida pelos demais concorrentes – o que pode levar ou não a decisão para a rodada final, em 31 de outubro.
Então, essa é a dúvida. E é sobre ela que reflete, por exemplo, o ótimo jornal eletrônico Brasília Confidencial. Que é de onde tirei o texto abaixo e que serve de texto inicial da cobertura deste sítio para um dia histórico para todos os brasileiros. Acompanhe, a seguir, a íntegra:
“Pesquisas indicam 63,8 milhões de votos para Dilma
Se o eleitorado brasileiro confirmar nas urnas os índices de intenção de voto apurados pelas últimas pesquisas dos institutos Vox Populi, Ibope e Datafolha, a candidata do PT, Dilma Rousseff, deverá receber hoje aproximadamente 63,8 milhões de votos.
Para o Vox Populi, essa votação garantirá a eleição de Dilma já neste domingo. Para o Ibope, é provável que a disputa presidencial termine hoje. Já para o Datafolha, o índice de Dilma correspondente aos votos válidos é igual do da soma de todos os adversários, o
que tornaria necessário o segundo turno de votação.
Considerados os índices totais, incluídos os relativos a votos nulos e brancos, todos os três institutos apuraram 47% para a presidenciável do PT. Esse índice equivale a 63,8 milhões. José Serra (PSDB) obteve 29% nas pesquisas Ibope e Datafolha (índice equivalente a 39,3 milhões) e 26% (35,3 milhões) na pesquisa Vox Populi. Marina Silva aparece com 14%(19 milhões) na pesquisa Vox Populi e com 16% (21,7 milhões) nas pesquisas Ibope e Datafolha.”
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DO “BRASÍLIA CONFIDENCIAL”, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Estou quebrando a cara até esse momento. O CARA está indo para o segundo turno. Acaba de sair a pesquisa do Ibope da boca do Urna, e diz que o cara faz 51% dos votos.
Claudemir, não entendo a razão de os analistas políticos pensarem que existindo segundo turno o Serra vencerá. Cabe lembrar que tem muito petista votando na Marina e no Plínio. Será que eles pensam que 99% dos votos deles irão para o Serra. Além disso cabe lembrar que ainda não houve nenhuma crítica do PT ao Serra no horário eleitoral, sendo que em 2006, no segundo turno, quando isso ocorreu o Geraldo conseguiu a proeza de fazer menos votos no segundo do que no primeiro turno. O fato é que é quase impossível a vitória tucana.