Eleições 2010

PRECONCEITO. Luciano Ribas e o nordeste: esquecimento, racismo e exclusão

“…Fechadas as urnas, explodiu na internet uma lamentável onda de frases racistas de gente que se julga “elite” sem ao menos chegar perto dos critérios propostos pela teoria de Gaetano Mosca. São verdadeiros ignorantes, em alguns casos alimentados por dinheiro e interesses; noutros, simples bobos alegres dispostos a aderir a qualquer sentimento que julgue o “outro” como inferior e culpado pelo que lhes desagrada. Gente de má índole ou de personalidade fraca e que desconhece o que são processos históricos, especialmente os mais recentes: nos últimos anos, por exemplo, são registradas taxas de crescimento econômico no Nordeste semelhantes às chinesas, alimentadas por pesados investimentos estatais e privados. Aliás, isso é tão verdadeiro que o histórico fluxo migratório começou a se inverter, com muito nordestinos voltando para seus estados de origem.

São tão emburrecidos aqueles que alimentam a versão local da xenofobia que ignoram o fato de que, caso fossem eliminados todos os votos do Norte e do Nordeste, Dilma ainda seria eleita presidenta da República. Mais, se fôssemos ainda mais puristas e esquecêssemos também os votos do Centro-Oeste, o resultado ainda seria o mesmo. Ou seja…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Esquecimento, racismo e exclusão”, de Luciano Ribas, colaborador habitual deste sítio. Ele foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo