LUNETA ELETRÔNICA. Dia do Fado na Assembléia, o ‘niver’ de Dilma, disputa petista, Câmara e UFSM, Budapeste
* Acredite, o Rio Grande do Sul pode ter um “Dia do Fado”. Bem, essa é uma das 20 propostas em condições de ser votada nesta semana, pela Assembléia Legislativa.
* O autor da idéia (que, creia, se for a plenário, será aprovada) é o pepista não reeleito (certamente não por isso) Francisco Áppio.
* Entre os projetos que podem ser apreciados está também o que consolida a criação do Portal da Transparência e cria o Conselho de Transparência Pública do Estado.
* A decisão sobre quais e quantas propostas serão analisadas pelos deputados será do Colégio de Líderes Partidários, que se reúne no final da manhã desta terça-feira.
* Quem está desde domingo em Porto Alegre, onde comemora seu aniversário, é a presidente eleita Dilma Rousseff. Ela festeja seus 63 anos junto com a família.
* Enquanto isso, em Brasília, o PT, partido de Dilma, se digladia em reunião marcada para as 10 da manhã.
* O assunto: quem será o candidato do partido (e virtual vencedor, conforme acordo já firmado com as demais bancadas) à Presidência da Câmara dos Deputados.
* Entre os concorrentes internos está o gaúcho Marco Maia. Os demais são dois paulistas: Candido Vaccarezza e Arlindo Chinaglia.
* Dúvida para hoje, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Maria: de quem será o discurso mais candente contra o governo da comuna?
* Pensando bem, não há sequer uma suspeita: todos têm certeza que, se algo houver, será do próprio líder do governo, João Carlos Maciel. Bem, é o que manda a lei das probabilidades, ao menos.
* Mas isso, se ocorrer, será na reunião plenária, que deve ser curta. Às 6 da tarde acontece a justa homenagem aos 50 anos da UFSM, em sessão solene.
* Para fechar, cultura. O Cineclube Lanterninha Aurélio dá sequência nesta quarta-feira ao ciclo “Cinema Brasil”.
* O filme em exibição, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga, é “Budapeste”, com direção de Walter Carvalho. O filme é baseado no romance homônimo de Chico Buarque.
* A obra conta a história de Costa, desiludido com sua rotina, até conhecer a cidade de Budapeste e começar a mudança de seu cotidiano. Vale a pena, creia.
* O ciclo “Cinema Brasil” tem mais duas exibições neste ano. No dia 22 será “Falsa Loura”, de Carlos Reichenbach. E no dia 29 é a vez de “Peões”, de Eduardo Coutinho.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.