InternetMídia

MUDANÇA. Grandões da mídia perderam dinheeeiro com Lula. Isso explica muita coisa

Até 2003, a publicidade oficial do governo federal era distribuída para 499 veículos de comunicação no país inteiro – e sediados em apenas 182 municípios. E agora? São mais de 8 mil veículos em quase 3 mil comunas brasileiras.

O que isso significa? É óbvio: democratizou-se a distribuição de recursos publicitários, antes concentrados na meia dúzia de famílias que domina a mídia nacional. Se não é esta, creia, não sei qual seria a razão pela qual a midiona se colocou na oposição. É troco. Muuuito troco, que deixaram de ganhar como acontecia antes de Lula.

Resumo da ópera: como a tendência é essa ampliação continuar, cada vez menos influência terá a dita mídia tradicional. E olha que nem se está falando nas assinaturas de revistas, que eram monopolizadas adivinha por qual editora? É, ela mesma, a Abril, da ex-revista Veja. Ah, os números do que falo, sobre publicidade, chegam através da Folha de São Paulo. A reportagem é de Fernando Rodrigues, reproduzida por Ricardo Noblat. Confira:

Lula coloca publicidade estatal em 8.094 veículos

… Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora, o número foi para 8.094.

Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e “outros” estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios. Só neste ano eleitoral de 2010, o dinheiro para publicidade de Lula passou a ser distribuído para 1.047 novos veículos de comunicação.

A categoria “outros” inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos. Chama a atenção o aumento do número de “outros”. Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é composta por sites e blogs na internet. Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo